Encontro Coletivo das Equipes de Implantação fortalece a Educação Integral em Tempo Integral

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (26), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), em Vitória, do Encontro Coletivo das Equipes de Implantação, assessoradas pelo Espírito Santo em Ação (ESAção). O evento teve como objetivo aprofundar as discussões e compartilhar experiências para fortalecer a implementação da Educação Integral em Tempo Integral em todo estado capixaba.
Foi o primeiro encontro coletivo realizado em 2025 com técnicos das secretarias municipais de Educação, reunindo especialistas que atuam na gestão do Tempo Integral nos municípios parceiros do ES em Ação. Este evento foi uma oportunidade única para compartilhar experiências, promover novas aprendizagens e fortalecer a gestão educacional.
“O nosso objetivo foi discutir o papel fundamental das Equipes de Implantação na melhoria dos índices de aprendizagem, debater estratégias para aprimorar a gestão pedagógica e atender às necessidades de aprendizagem, além de identificar oportunidades para melhoria dos indicadores educacionais”, disse a coordenadora de Educação do Espírito Santo em Ação, Polliana Aroeira.
Ainda de acordo com Polliana, o encontro coletivo foi um marco importante que ofereceu um espaço valioso para o intercâmbio de ideias, discussões e aprendizado. “Os técnicos partiram do evento inspirados e motivados a implementar mudanças positivas em suas práticas de gestão, contribuindo significativamente para a melhoria da educação nos seus municípios”, completou.
Durante o evento também foi ressaltada a importância do monitoramento no âmbito da gestão pedagógica para aprimorar os resultados educacionais. A partir dessa compreensão, as equipes estarão mais preparadas para replicar o conhecimento nas escolas, evidenciando como uma gestão focada no acompanhamento contínuo pode potencializar os resultados.
O Encontro Coletivo das Equipes de Implantação ainda contou com a palestra de Marcelo Zanon, doutorando em Educação. Segundo ele é muito importante o monitoramento no âmbito da gestão pedagógica para aprimorar os resultados educacionais. “O momento formativo fortaleceu as equipes, e a partir dessa compreensão, elas estarão mais preparadas para replicar o conhecimento nas escolas, evidenciando como uma gestão focada no acompanhamento contínuo pode potencializar os resultados”, falou.
Para o palestrante, essa abordagem não apenas esclarece o papel estratégico das equipes gestoras, como também destaca elementos fundamentais para a oferta de uma educação em tempo integral de qualidade. “A parte diversificada do currículo atua como um fator impulsionador da aprendizagem, sendo essencial compreender como articular esse componente de forma eficaz para alcançar os resultados pactuados”, afirmou.
Atualmente Aracruz conta com seis escolas de tempo integral, as Emefti Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá, Emefti Professora Maria Luiza Devens, no Bela Vista, CMEBTI Esther Nascimento dos Santos, em Santa Rosa, Emefti Eurípedes Nunes Loureiro, bairro Itaputera, Emefti Itaparica, bairro Itaparica e Emefi Ermelinda Farina Giacomin, bairro Balneário Praia do Sauê.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Serviços Urbanos intensifica limpeza e melhora qualidade de vida dos aracruzenses
- Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social
- Aracruz promove palestra sobre morte encefálica e doação de órgãos
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos