Equipe Psicossocial (PAS) da Educação participa da última formação do ano de 2025
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), no Auditório do Polo UAB, localizado no Centro, a última formação em 2025 da Equipe Psicossocial (PAS) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O momento foi mediado pela Técnica Pedagógica da Semed, Giucirlene De Bortoli, que apresentou aos profissionais presentes um relato com os dados e temas que foram desenvolvidos em todos os encontros que ocorreram ao longo do ano.
Entre as demandas mais trabalhadas, destaque para as faltas dos estudantes, a dificuldade de aprendizagem, o comportamento agressivo, a indisciplina, assim como a ansiedade, os conflitos familiares e a dificuldade de relacionamento interpessoal. “Também abordamos questões relacionadas ao conflito entre alunos, a mudança drástica de comportamento, o isolamento e o bullying", disse Giucirlene.
Os psicólogos e assistentes sociais trabalharam com mais de 150 ações coletivas em 2025, englobando várias vertentes como as habilidades socioemocionais e relacionamentos no ambiente escolar, combate às violências na escola, além da educação inclusiva e a participação familiar. Nos dois semestres de 2025 a equipe PSA falou diretamente com os estudantes, seus familiares e a equipe escolar com o apoio das unidades básicas de saúde (UBS), autoridades policiais, Apae e Conselho Tutelar, que muito contribuiu no processo.
De acordo com a Técnica Pedagógica, Giucirlene, Aracruz é o único município do Estado que conta com o maior número de equipes de psicólogos e assistentes sociais na educação, sendo que esses profissionais estão distribuídos por agrupamentos de escolas e atuam diretamente nas unidades municipais. “Estamos muito felizes com o trabalho desempenhado por essas equipes, que realizam escuta qualificada, acolhimento à comunidade escolar e os devidos encaminhamentos à rede de proteção. Além disso, abordam temas importantes, como o bullying, levando conhecimento e reflexões. Ressalto que o trabalho de cada um foi fundamental para a construção de uma política pública eficiente, que contribuiu significativamente para transformar vidas. Obrigada pelo comprometimento”, agradeceu.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Vacina contra o vírus Sincicial Respiratório para gestantes começa a ser distribuída em Aracruz
- Inscrições para a Feira de Negócios Aracruz seguem abertas até esta sexta-feira (5)
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Emef Placidino Passos homenageia estudante medalha de ouro na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
- 530 estudantes dos 7° anos da Rede Municipal do Ensino são certificados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) - 2º semestre de 2025
- Prefeitura de Aracruz participa do lançamento do Anuário ES 2025 e se destaca como polo logístico e de investimentos
- Prefeitura reabre o Edital n.º 022/2025 para inscrições para contratação de Guarda-Vidas
- Aracruz inicia Operação Salvamar 2025/2026 com reforço à segurança nas praias
- Prefeitura inaugura obras de infraestrutura na Vila do Riacho
- "Elas em Movimento" reúne centenas de mulheres em um domingo de força, união e conscientização