Equipe Psicossocial (PAS) da Educação participa da última formação do ano de 2025

Publicado em: 04 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Equipe Psicossocial (PAS) da Educação participa da última formação do ano de 2025

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), no Auditório do Polo UAB, localizado no Centro, a última formação em 2025 da Equipe Psicossocial (PAS) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O momento foi mediado pela Técnica Pedagógica da Semed, Giucirlene De Bortoli, que apresentou aos profissionais presentes um relato com os dados e temas que foram desenvolvidos em todos os encontros que ocorreram ao longo do ano.

Entre as demandas mais trabalhadas, destaque para as faltas dos estudantes, a dificuldade de aprendizagem, o comportamento agressivo, a indisciplina, assim como a ansiedade, os conflitos familiares e a dificuldade de relacionamento interpessoal. “Também abordamos questões relacionadas ao conflito entre alunos, a mudança drástica de comportamento, o isolamento e o bullying", disse Giucirlene.

Os psicólogos e assistentes sociais trabalharam com mais de 150 ações coletivas em 2025, englobando várias vertentes como as habilidades socioemocionais e relacionamentos no ambiente escolar, combate às violências na escola, além da educação inclusiva e a participação familiar. Nos dois semestres de 2025 a equipe PSA falou diretamente com os estudantes, seus familiares e a equipe escolar com o apoio das unidades básicas de saúde (UBS), autoridades policiais, Apae e Conselho Tutelar, que muito contribuiu no processo.

De acordo com a Técnica Pedagógica, Giucirlene, Aracruz é o único município do Estado que conta com o maior número de equipes de psicólogos e assistentes sociais na educação, sendo que esses profissionais estão distribuídos por agrupamentos de escolas e atuam diretamente nas unidades municipais. “Estamos muito felizes com o trabalho desempenhado por essas equipes, que realizam escuta qualificada, acolhimento à comunidade escolar e os devidos encaminhamentos à rede de proteção. Além disso, abordam temas importantes, como o bullying, levando conhecimento e reflexões. Ressalto que o trabalho de cada um foi fundamental para a construção de uma política pública eficiente, que contribuiu significativamente para transformar vidas. Obrigada pelo comprometimento”, agradeceu.

Compartilhe essa notícia: