“Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro Souza, em Vila do Riacho, vem desenvolvendo o projeto “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão”. Por meio desta ação, a instituição de ensino se destaca pela integração de recursos tecnológicos em seu dia a dia, alinhando-se às demandas da educação no século XXI.
"Como estamos inseridos na era digital, nossa escola vem investindo em metodologias inovadoras, e para isso, estamos utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como aliadas no processo de ensino-aprendizagem”, explicou a diretora Andréa Moreira da Silva Dias.
Ainda de acordo com a diretora, entre os recursos implementados, a escola vem usando televisores em sala de aula, o que representa um avanço significativo. “Essas ferramentas permitem a exibição de conteúdos audiovisuais interativos, enriquecendo as explicações e aproximando os estudantes de diferentes linguagens e formatos de aprendizagem. Além disso, favorecem a interdisciplinaridade, estimulam o interesse e ampliam as possibilidades pedagógicas”, disse.
Outro destaque é a adesão ao Projeto Nacional de Ensino em 3ª Dimensão, que leva à sala de aula experiências imersivas por meio de imagens tridimensionais e recursos de realidade aumentada. Essa abordagem possibilita que conceitos abstratos ganhem forma e profundidade, tornando o aprendizado mais concreto e envolvente.
Ao vivenciar conteúdos de forma interativa, os alunos desenvolvem não apenas competências cognitivas, mas também habilidades socioemocionais, como curiosidade, colaboração e pensamento crítico. “Com essa combinação de recursos digitais, a Emef Álvaro Souza vem reafirmando seu compromisso com uma educação de qualidade, que conecta o saber tradicional às novas linguagens tecnológicas, preparando seus estudantes para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo”, completou Andreia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semana D da BNCC Computação: estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações e exposições de trabalhos
- 3º Ciclo de Visitas do Líder em Mim revela que produções, experiências e práticas do programa vêm fazendo a diferença em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Carreta Pet Vida estaciona em Aracruz e atende animais na Sede e em Barra do Riacho
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz, no dia 24
- Super Nós: livro lançado pela Emef Prof. Maria Inês Della Valentina estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades pessoais de estudantes com deficiência
- III Seminário de Educação Infantil promove importantes momentos de aprendizado, diálogo e reflexão sobre os desafios e as possibilidades de ensino
- Carreta Pet Vida estará em Aracruz de 17 a 20 de setembro
- Edital 005/2026 - Semed/Semge: Convocação Nº 001
- Prefeitura amplia apoio aos produtores rurais com ensacadeira de silagem e forragens
- Município recebe reconhecimento por atuação no Protocolo Brasil Sem Fome