Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz

Publicado em: 10 de fevereiro de 2026
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz

No dia 20 de dezembro do ano passado começava a ser exibido nos canais da TV Bandeirantes e Sabor & Arte, o Reality Show ‘Escola de Sabores’. O programa, que aconteceu por meio de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), o Centro de Excelência Contra Fome (WFP) das Nações Unidas e a Agência Brasileira de Cooperação, reuniu 30 participantes finalistas que representaram as comunidades tradicionais de diversas regiões do Brasil, com foco em valorizar a culinária da merenda escolar.

Aracruz esteve representada pela merendeira Francieli Vitoriano da Silva, da EMP Irajá, e pela nutricionista Isabela Silva Rodrigues, do Setor de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A escolha do município ocorreu em função de seu destaque nacional na alimentação escolar, sendo convidado pelo Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), das Nações Unidas e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Durante oito episódios, o Reality Show mostrou o Brasil que cozinha para alimentar o futuro a partir dos saberes e sabores ancestrais, tendo como suporte, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um dos maiores programas de alimentação do mundo, que garante comida de qualidade feita com ingredientes frescos, respeitando a cultura e a culinária em cada canto do Brasil. Atualmente são mais de 300 mil merendeiros(as) em todo o país, além de milhares de nutricionistas que cuidam do alimento de cada aluno, com grande parte dos produtos vindos da agricultura familiar.

Dentre os 30 participantes, Aracruz ficou entre as seis duplas finalistas, conquistando o sexto lugar, posição esta que deixou o município ainda mais reconhecido por sua referência e qualidade de sua alimentação escolar. Com chefs renomados como jurados e participação de merendeiras de comunidades tradicionais, o último episódio foi transmitido neste sábado (7).

Muito emocionada ,a merendeira Francieli disse que sua participação no programa não foi para competir, e sim para mostrar ao Brasil a ancestralidade de seu povo. “Não participei para competir, e sim para mostrar a ancestralidade do meu povo, além dos meus conhecimentos para serem divididos, não somente com minha comunidade, mas com todos os participantes do reality. Vejo na alimentação escolar uma junção da arte e da cultura. Foi muito gratificante poder representar Aracruz, e sem dúvida, levarei para a aldeia de Irajá todos os conhecimentos adquiridos”, ressaltou.

Para a nutricionista Isabela, o Escola de Sabores foi uma experiência de imersão nas culturas tradicionais do Brasil. “Esse Reality Show foi muito além de uma competição culinária. Ele possibilitou um enriquecimento cultural e profissional, fazendo com que eu e Francieli agregássemos todo o aprendizado no nosso cotidiano, o que sem dúvida, contribuiu ainda mais para a execução do PNAE em nossa cidade", afirmou.

O cotidiano da alimentação escolar de Aracruz envolve, entre as várias atribuições, ações educacionais e nutricionais, com muitas informações e orientações que são repassadas às crianças, pais e responsáveis e aos funcionários, alertando sobre a importância de se comer bem e com qualidade.  

De acordo com Elyne Mara Devens Costalonga, gerente do Setor de Alimentação e Nutrição da Semed, Aracruz foi reconhecida por executar com excelência e transparência a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Esse reconhecimento é fruto de muita dedicação e comprometimento da equipe da Semed em garantir uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com esse Reality, nossa tradição e excelência foi mostrada para todo mundo, pois estamos falando de um programa realizado pela ONU”, disse.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: