Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
Aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - campus de Goiabeiras, a solenidade de entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil e de equipamentos do Mais Professores para o Brasil. O evento contou com as presenças de diversas autoridades, dentre elas, o ministro da Educação Camilo Santana, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o senador da República, Fabiano Contarato, o reitor da Ufes, Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, dentre outras.
Aracruz esteve representada pela equipe técnica do Setor de Educação Integral em Tempo Integral da Semed, além dos docentes da Escola Municipal de Educação Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Honório Nunes de Jesus, que foram reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024. Durante a fala das autoridades, o ministro Camilo Santana saudou todos os professores presentes no evento, e enalteceu o modelo das escolas que atendem no Tempo Integral.
"Gostaria pedir uma forte salva de palmas para todos os professores, que é a razão de estarmos aqui hoje. Com relação às escolas de Tempo Integral, criada por meio de uma lei em 2023, pela primeira atingimos uma meta aprovada pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que era atingir 25% das matrículas da educação básica em tempo integral, o melhor modelo desse país, levando ao aluno atividades esportivas, cultural e alimentação de qualidade, e é isso que queremos para o Brasil”, afirmou.
Programa Mais Professores para o Brasil
O ministro da Educação também destacou o Programa Mais Professores para o Brasil, falando de sua importância na formação dos docentes. “Criamos esse programa em parceria com os estados e os municípios. Ele tem vários eixos, sendo o primeiro com a Prova Nacional Docente, aplicada pela primeira vez no ano passado, com 1,1 milhão de professores inscritos, o que mostrou uma grande aderência, sendo que essa prova pode ser a primeira etapa para a realização de um concurso público, garantindo assim, uma padronização de qualidade de nossos professores”, disse.
Ainda de acordo com Camilo Santana, esse programa pode ainda servir de parâmetro para um plano de cargos e carreiras. “Garantir a qualidade de nossos docentes é um dos grandes avanços desse país. De acordo com um estudo da FGV, 65% da qualidade de aprendizagem do aluno no Ensino Fundamental depende desses profissionais. Temos que continuar qualificando-os, com formação continuada, mestrado e doutorado, se possível”, disse.
Após as falas das autoridades, os professores que se destacaram receberam suas carteiras e uma premiação de R$ 3.000,00 a ser utilizada na compra de computadores. A secretária Jenilza Spinassé parabenizou todo o magistério premiado, o que segundo ela, mostrou que o compromisso de cada professor faz sim, toda diferença para um ensino de qualidade. “Foi com muito orgulho e alegria no coração que recebi a grande notícia dessa grande conquista. Sei que nossos docentes premiados ficaram muito felizes por esse reconhecimento do MEC. Agora, fazemos parte de um corpo que se destacou em todo o país, e esses professores da escola Honório são exemplos para toda nossa rede municipal. Que eles sirvam de inspiração, e que essa premiação traga ainda mais condições de fomento ao aprendizado”, disse.
Esses professores premiados compõem um corpo de 100 mil docentes das escolas públicas de todo o Brasil que obtiveram a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador crucial no Brasil que mede a qualidade da educação básica, combinando o desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática, aliado ao fluxo escolar (taxas de aprovação/reprovação), medido pelo Censo Escolar. Essa avaliação serve como uma ferramenta para planejamento e definição de metas educacionais, com o objetivo de alcançar padrões de países desenvolvidos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes
- Cras de Santa Cruz organiza Carnaval da Melhor Idade com atividades recreativas e confraternização
- 8ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED