Espaço Maker: Secretaria de Educação é convidada a conhecer infraestrutura de formação de educadores da Universidade de São Paulo (USP)

Publicado em: 15 de novembro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SECOM
Espaço Maker: Secretaria de Educação é convidada a conhecer infraestrutura de formação de educadores da Universidade de São Paulo (USP)

A secretária de Educação da Prefeitura de Aracruz (Semed), Jenilza Spinasse, compareceu nesta segunda-feira (14), na Escola do Futuro-USP para conhecer de perto o Espaço Maker, uma iniciativa que aplica na educação básica as novas tecnologias de comunicação e que faz parte das ações promovidas pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (Nace) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, da qual a escola faz parte, e envolve conhecimentos de arquitetura, design e tecnologia que ampliam as possibilidades para o ensino e treinamento pedagógico de professores.

O convite foi feito pelo Pesquisador Associado – NACE Escola do Futuro/USP / Head de Inovações Educacionais EF/US, Roberto Garcia. O Nace foi criado em 1989 e é dedicado a pesquisar os impactos que as TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação, que diz respeito às máquinas e programas que geram o acesso ao conhecimento. Elas consistem no tratamento da informação, articulado com os processos de transmissão e de comunicação.

"32 anos se passaram e hoje vivemos no contemporâneo hiperconectado o imbricamento da Internet das Coisas, do Big Data e da Inteligência Artificial. Nossos projetos, em larga escala, junto a secretarias estaduais e municipais de educação em todo o território nacional, disseminaram ações inovadoras e fomentaram políticas públicas. Em consonância com nossa atuação e sempre em sintonia com as tendências e necessidades de inovações na educação, implementamos um Espaço Maker para formação de educadores em nossa sede”, disse Roberto Garcia.

O ambiente do Espaço Maker conta com diversos equipamentos, como impressora 3D e máquina de corte laser, para a criação de experimentos em sala de aula, oficinas para professores buscarem incentivar a cultura maker. Seu objetivo é oferecer a professores e professoras da educação básica o contato com novas ferramentas e tecnologias e, com isso, explorar novas maneiras de educar.

"Essa visita à USP me permitiu conhecer as diversas tecnologias educacionais que irão promover a concretização de vários conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de fazer com que nossos professores promovam um ensino significativo com metodologias inovadoras. Nesta terça-feira (14) participarei de uma reunião com a equipe da USP para planejamento, e outra com equipe do MEC para discutir recomposição da aprendizagem”, destacou Jenilza Spinassé.

Compartilhe em suas redes sociais: