Espírito Santo – O lugar onde eu vivo: alunos da EMEF Placidino Passos expõem belos trabalhos na VII Mostra Cultural

Mais de 980 alunos de 34 turmas da EMEF Placidino Passos participaram na manhã e tarde desta sexta-feira (4), da VII Mostra Cultural. O evento, cujo tema deste ano foi: “Espírito Santo – O lugar onde eu vivo”, vem de encontro com a culminância das atividades desenvolvidas durante todo o ano, sendo que a exposição retratou vários aspectos da cultura capixaba, dentre outros assuntos. Após dois anos sem o evento em função da pandemia, os estudantes elaboraram um belo acervo com os mais variados temas, retratando aspectos da literatura, da pintura, do relevo, da culinária, história do café, saneamento básico, ciência e tecnologia, conscientização quanto à gravidez precoce e as DST´s.
Devidamente ornamentadas, as salas de aulas retravam com muito detalhe cada assunto. "Aqui estamos demonstrando quanto custa um criar um bebê. Nossa ideia é conscientizar os alunos quanto a gravidez precoce ou indesejada. O que acarreta a falta de planejamento e as doenças transmitidas. Nesses gráficos por exemplo, é possível ver a realidade do estado e de Aracruz com relação ao aumento de casos, principalmente durante da pandemia”, explicou a professora de ciências do 8º ano, Aline Carme.
Eu estou falando sobre a energia e os fenômenos magnéticos. Com esse lápis magnético e esse globo terrestre estamos demonstrando o leviatron, que é um dispositivo que nos permite ver a levitação magnética. Este é o princípio que faz com que os trens possam viajam sobre os trilhos a grandes velocidades”, disse o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Matheus de Jesus Souza, 10 anos.
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia da secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, visitou todas as salas para prestigiar os trabalhos dos alunos, relatando a importância do estudo na vida deles. “Adorei tudo que vi aqui. É incrível como eles capricharam. São muitos inteligentes e demonstram isso na vontade de fazer e de passar seus conhecimentos, nos explicando com toda a atenção. Parabéns à escola, aos professores envolvidos e aos alunos. Isto daqui mostra como os estudos são importantes para a formação da cidadania. Vendo isso me dá vontade de sentar com eles e contar minha história de vida, de como enfrentei dificuldades para estudar e me tornar médico”, enfatizou o chefe do executivo municipal.
"Esses trabalhos representam tudo que foi desenvolvido durante todo o ano. Os professores formaram os grupos com os alunos para desenvolver os projetos relacionados à realidade do povo capixaba. Estou na escola há nove anos e esta é a sétima vez que desenvolvemos a Mostra Cultural. Isso pra mim é uma retomada após as cicatrizes que a pandemia nos deixou. Foram os próprios alunos que escolheram seus temas e as disciplinas. São com esses trabalhos diferenciados que percebemos o quão talentosos e habilidosos eles são. Isso me enche de orgulho”, destacou a diretora Regina Célia.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Momento cinema: Idosos do Centro de Convivência tem uma tarde especial
- Evento "Café com Lis" foi marcado por representatividade
- Aracruz está entre 50 cidades do país a participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes
- Projeto Rumo ao Sucesso: Estudantes da rede municipal de ensino são aprovados em cursos técnicos do Ifes
- Barragem do Piraquê-Açu: segurança hídrica, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade para Aracruz
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento
- Abril Laranja: 1ª Cãomiada será no dia 13 de abril
- Gripe: Saúde antecipa Campanha de Vacinação para terça-feira (1)
- Conecta Saúde: Prefeitura lança plataforma que inova e facilita marcação de Consultas
- 177 anos: Aracruz Botecos será realizado do dia 2 a 5 de abril