Estudantes da Escola Municipal “Ermelinda Giacomin Farina” são premiados no Programa Agrinho

Publicado em: 21 de dezembro de 2022
Texto: Thiago Rosse de Barros
Imagem: Divulgação/Semed
Estudantes da Escola Municipal “Ermelinda Giacomin Farina” são premiados no Programa Agrinho

Estudantes do quarto e quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Ermelinda Giacomin Farina”, localizada no bairro Praia do Sauê, participaram da premiação do Programa Agrinho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes) e os Sindicatos Rurais, nesta terça-feira (20), no Auditório do Sesc Praia Formosa.

O tema da festa de encerramento foi Circo e contou com muitas atividades. A Secretária de Educação Jenilza Spinassé esteve no evento junto de profissionais da unidade educacional e demais autoridades de instituções/entidades. Duas alunas foram premiadas com uma bicicleta. 

O projeto “O acesso vem do básico”, desenvolvido pela professora Bruna Lombardi, que leciona para o quarto ano, foi um dos vencedores. A turma trabalhou o saneamento básico e acessibilidade com aulas de campo, videoaulas, estudo de diferentes gêneros textuais baseados nos temas, escrita de uma carta a Associação de Moradores do bairro solicitando melhorias. Ao final, a turma percebeu que, através das observações e estudos, podem ajudar na melhoria do bairro, mesmo que isso aconteça no futuro. A comunidade conseguiu, também, perceber o desejo das crianças em deixar o local onde vivem mais agradável e acessível a todos.

Os estudantes do 5º ano da mesma escola também desenvolveram um projeto sobre saneamento básico. A ideia surgiu a partir de debates em sala de aula, quando muitos observaram a necessidade de melhorias no bairro, por meio de conversas e aulas de campo, que vivenciaram situações de esgoto a céu aberto e lixo em locais inadequados. Para contextualizar as discussões, foram utilizados recursos como videoaula, textos informativos, atividades impressas, folder explicativos,  relatos, etc., possibilitando os alunos a entenderem sobre políticas públicas e outros. 

“A classificação e premiação de um de nossos alunos mostra o resultado do nosso trabalho. Sabemos que ainda há muito o que questionar e transformar. O projeto foi só um pontapé inicial de uma caminhada longa. O mais importante foi despertar em cada um dos alunos participantes que podemos ter um mundo melhor, que pode ser transformado pela leitura consciente e crítica e, com isso, se sentirem capazes e competentes de participar, interferir, interagir e transformar o bairro onde moram e a sociedade de modo geral”, disse a professora Giovana Polezi Pessotti Mendes. 

Jenilza Spinassé, secretária da pasta, comemorou e disse que “os projetos apresentados tinham o objetivo claro de conscientizar os estudantes que participaram desse importante programa, propondo mudanças de atitude dentro e fora das unidades escolares. Dessa forma, conseguirão contribuir para um futuro muito melhor. Todos os trabalhos desenvolvidos dentro do projeto foram acompanhados pelos professores e coordenador municipal, que atuaram brilhantemente, ajudando os estudantes a começarem a praticar a cidadania”.

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