Estudantes da Rede Municipal de Ensino visitam o Campus Ifes Aracruz para conhecer o projeto de extensão ARABOT

Publicado em: 12 de dezembro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SECOM
Estudantes da Rede Municipal de Ensino visitam o Campus Ifes Aracruz para conhecer o projeto de extensão ARABOT

Estudantes dos 8º e 9º anos da Emef Paulo Freire, sob a coordenação dos professores de matemática Eloiza Biachi e Welington Devens do Nascimento, visitaram o Campus Ifes Aracruz na tarde desta segunda-feira (11) para conhecerem o projeto de extensão ARABOT. Eles foram recepcionados pelo professor de elétrica do curso de mecânica, Fabrício Bortolini De Sá, que fez a apresentação e explicou os conceitos que envolvem a robótica. 

No auditório os estudantes também puderam conhecer exemplares de robôs, drones, além de uma impressora 3D. De início, Fabrício falou sobre o que é necessário estudar sobre a robótica, para que serve e o que é o projeto de extensão ARABOT e DroneAéreo. “Estamos falando de uma área multidisciplinar, altamente ativa e que busca o desenvolvimento e a integração de algoritmos (passo a passo) para a criação de um robô, que é um dispositivo eletromecânico ou biomecânico capaz de realizar atividades autônomas, pré-programadas ou por controle humano", explicou.

Por meio de um telão, Fabrício expôs fotos exemplificando como os robôs são usados atualmente na sociedade, como nas indústrias automobilísticas, nas residências (aspiradores de pó) e na área biomédica, em hospitais e em cirurgias de alta complexidade. “Eles podem ter diversas formas, como carro, avião, drone, uma minhoca, mosca, ou até mesmo aqueles com dimensões bem pequenas e que são depositadas na nossa corrente sanguínea para eliminar, por exemplo, excesso de gordura”, disse.

Também foi mostrado como os robôs são usados em locais inóspitos, sujos ou perigosos à saúde humana, como em explorações aeroespaciais e no fundo do mar ou da terra. “Estamos falando de ambientes cujas condições são altamente prejudiciais à saúde humana, com excesso ou ausência de temperatura e pressão, por isso enviamos os robôs para coletarem as informações que precisamos para conhecer, como por exemplo, um ser vivo que não existe na nossa superfície”, disse.

Aos estudantes da rede ainda foi apresentada a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma competição de conhecimento para os que cursam o ensino fundamental ou ensino médio. Ela foi fundada como parte de uma iniciativa de pesquisadores na área de robótica para difundi-la em toda sociedade brasileira.

A professora Eloiza Biachi comentou sobre a importância de levar seus alunos para conhecer de perto o projeto de extensão sobre robótica ARABOT. “Gostei muito dessa visita. É muito importante que nossos alunos desenvolvam um senso crítico com base em conhecimentos adquiridos. Essa área da robótica, que é diferente daquilo que aplicamos em nossa sala, sem dúvida, vai ajudá-los a ter uma nova visão”, afirmou. 

O ARABOT

O ARABOT foi desenvolvido por estudantes de Engenharia Mecânica do Ifes Campus Aracruz no primeiro semestre de 2019, no qual consistia na construção de um manipulador robótico acoplado a um chassi de robô com direção diferencial capaz de coletar e despachar pequenos objetos. Ele teve como foco principal estimular o interesse e a curiosidade dos alunos, trazendo uma abordagem diferenciada aos conteúdos de sala de aula, e adotando uma metodologia de aprendizado baseado em projetos, além de propiciar a experimentação de tecnologias de ponta amplamente utilizadas em robótica industrial e carros autônomos.

Compartilhe em suas redes sociais: