Fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio da Formação Continuada

Publicado em: 15 de abril de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio da Formação Continuada

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (14), no auditório do Polo UAB, localizado no Centro, uma Formação Continuada com os professores e pedagogos que atuam com o Grupo V da Educação Infantil. O encontro teve como principal objetivo apresentar o material estruturado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, recentemente adquirido pelo município, além de capacitar os educadores para que eles possam utilizar o planejamento pedagógico de forma eficaz.

A formação foi conduzida pela consultora pedagógica e representante do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Fabiana Partrzyk. Já a organização do evento ficou sob responsabilidade da pedagoga Thamara Alves Gregorio Campos e de Jocenir Elaine Rensman, responsáveis pela gestão do Setor de Educação Infantil.

O momento foi planejado com o intuito de apoiar os professores na implementação do novo material e promover uma educação mais alinhada às diretrizes da rede municipal. Durante o encontro, a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, destacou a importância da atuação dos professores da Educação Infantil no processo de alfabetização. “Vocês são fundamentais na formação das pessoas. Vejo nesses encontros uma real chance de estreitarmos nossos laços e ampliarmos os conhecimentos, que eu considero uma importante ferramenta que enriquece suas práticas diária, ampliando ainda mais a visão de nossas crianças”, destacou.

Spinassé aproveitou a oportunidade para também apresentar aos educadores o Selo Municipal de Alfabetização, uma iniciativa que valoriza o compromisso com a aprendizagem das crianças desde os primeiros anos escolares. em seguida, a consultora pedagógica Fabiana Partrzyk lembrou da famosa frase do educador Paulo Freire: “Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". O intuito foi reforçar a essência da formação, que é valorizar o papel do professor como mediador do conhecimento e protagonista na construção de uma educação de qualidade.

A formação foi também contou com um momento de troca de experiências e fortalecimento das práticas pedagógicas, reafirmando o compromisso da Semed com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe em suas redes sociais: