Fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio da Formação Continuada

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (14), no auditório do Polo UAB, localizado no Centro, uma Formação Continuada com os professores e pedagogos que atuam com o Grupo V da Educação Infantil. O encontro teve como principal objetivo apresentar o material estruturado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, recentemente adquirido pelo município, além de capacitar os educadores para que eles possam utilizar o planejamento pedagógico de forma eficaz.
A formação foi conduzida pela consultora pedagógica e representante do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Fabiana Partrzyk. Já a organização do evento ficou sob responsabilidade da pedagoga Thamara Alves Gregorio Campos e de Jocenir Elaine Rensman, responsáveis pela gestão do Setor de Educação Infantil.
O momento foi planejado com o intuito de apoiar os professores na implementação do novo material e promover uma educação mais alinhada às diretrizes da rede municipal. Durante o encontro, a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, destacou a importância da atuação dos professores da Educação Infantil no processo de alfabetização. “Vocês são fundamentais na formação das pessoas. Vejo nesses encontros uma real chance de estreitarmos nossos laços e ampliarmos os conhecimentos, que eu considero uma importante ferramenta que enriquece suas práticas diária, ampliando ainda mais a visão de nossas crianças”, destacou.
Spinassé aproveitou a oportunidade para também apresentar aos educadores o Selo Municipal de Alfabetização, uma iniciativa que valoriza o compromisso com a aprendizagem das crianças desde os primeiros anos escolares. em seguida, a consultora pedagógica Fabiana Partrzyk lembrou da famosa frase do educador Paulo Freire: “Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". O intuito foi reforçar a essência da formação, que é valorizar o papel do professor como mediador do conhecimento e protagonista na construção de uma educação de qualidade.
A formação foi também contou com um momento de troca de experiências e fortalecimento das práticas pedagógicas, reafirmando o compromisso da Semed com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte