Governo Municipal promove reunião com EDP Escelsa e Cesan para atender demandas de moradores e comerciantes da orla

Representantes da EDP Escelsa e Cesan participaram na tarde desta quinta-feira (12), de uma reunião junto ao Executivo Municipal com o objetivo de ouvir as principais demandas de moradores e comerciantes da orla do município. O Governo Municipal esteve representado pelo Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), Giuseppe Coutinho, que mediou as conversas. Também esteve presente o vereador Jean Pedrini, líder do Governo na Câmara.
"Essa reunião foi pensada para que possamos entender melhor a questão da orla, cujas ações são mais intensificadas no verão até o carnaval. Como algumas pendências começaram a surgir, decidimos trazer representantes das comunidades de Barra do Sahy, Mar Azul, Coqueiral e Barra Ville. Queremos escutar as principais demandas e problemas que estão surgindo para que a gente busque a melhor forma de atendê-los”, destacou Giuseppe.
De início cada morador e comerciante expôs suas dificuldades, que estão diretamente relacionadas às questões de abastecimento de água e luz. Eles alegaram que após o natal, principalmente na localidade de Barra do Sahy, está havendo muita queda de energia e variação de tensão, isso devido ao aumento da população que se desloca para as praias, além do aumento das construções de casas e do comércio.
Também relataram que em alguns pontos está ocorrendo vazamento de esgoto, além de calçadas e vias danificadas para a manutenção que não foram reparadas. Já no bairro Coqueiral os moradores reclamaram da falta de abastecimento de água, que quando volta, chega suja ou com muito cloro, e da manutenção na rede elétrica.
A EDP fez uma apresentação de diagnóstico da sua rede elétrica na orla, cuja cobertura chega a 497 quilômetros de rede. Ela tem uma subestação em Barra do Sahy que atende 11.830 pessoas. Também foi mostrado todo o cenário de interrupções que ocorreram na orla durante o ano de 2022, assim como a complexidade para religar uma rede elétrica em caso de acidentes que resultam na derrubada de postes, como o ocorrido em Barra do Sahy.
A empresa instruiu os moradores a se atentarem também à altura das árvores, pois muitas vezes os galhos impulsionados pelos ventos encostam nos cabos causando o desligamento. A EDP afirmou que vai manter parcerias com o executivo e legislativo para poder otimizar o atendimento dos clientes, e mostrou também que investiu mais de R$ 800 milhões em todo o estado em 2022, e, que pretende investir outros R$ 1,5 bilhão até 2026.
Já com relação à questão do vazamento de esgoto, a Cesan informou que muitas vezes esse fato ocorre justamente pela falta de energia, que faz as bombas pararem. Para o reparo de calçadas e vias danificadas, a empresa vai cobrar da empreiteira contratada para que os serviços sejam concluídos.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada
- Ação Cidadã: Pessoas em situação de rua recebem atendimentos no Mercado Municipal
- Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar é lançado em Aracruz
- Projeto Ler o Mundo chega a Aracruz para implantar biblioteca na escola
- Polo UAB de Aracruz recebe alunos de licenciatura em Letras para aula inaugural