Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)

Publicado em: 01 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (Emefi) Ybyrapytanga, aldeia Pau-Brasil, promoveu na manhã deste sábado (29), na cabana central, a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária), que é uma extensão do “Comunidade de Leitores”. Neste ano, a escola promoveu em sua culminância, os “Abá Nhemosaraîva” (Jogos Tradicionais Indígenas), com as turmas apresentando como foram desenvolvidas a prática de cada modalidade, e a confecção dos materiais usados.

As famílias compareceram em peso para poderem prestigiar as apresentações. “Queria iniciar esta edição do projeto Kûatiarupema, nossa peneira literária, agradecendo a presença dos pais que contribuíram direta e indiretamente para sua realização, o que foi fundamental, porque desde o início do ano, como iniciamos o projeto, vocês estiveram com a gente. Hoje veremos as apresentações de nossas crianças mostrando tudo que elas aprenderam durante o ano”, disse a diretora da escola Marília Amâncio Rocha Cordeiro.

A cabana central também estava ornamentada com várias exposições artísticas desenvolvidas pelos estudantes durante o ano letivo com a leitura, escrita e matemática, em um trabalho interdisciplinar. Uma a uma, cada turma envolvida era chamada ao palco na companhia das professoras para fazerem seus relatos. Durante todo o ano as crianças se envolveram com as práticas das modalidades como a zarabatana, marana ou sama (cabo de força ou cabo de guerra), mina ityka (arremesso de lança), ybyrapá u’uba abé (arco e flecha), topytá ou nhãna (corrida com tora), peteka (peteca) e maraká nhãna (corrida do maraka).

"É um prazer estar aqui mais um ano recebendo todos vocês em mais uma edição de nossa peneira literária. Em minha turma trabalhamos com a ‘corrida do maraka’. Como o nosso produto é o maraka, tivemos o apoio dos pais e dos artesãos para confeccioná-los. E foi a partir dessa temática que também trabalhamos a leitura na Educação Infantil, ensinando tudo sobre sua produção, desde o início, mostrando às crianças fotografias seu o passo a passo, com elas nos ajudando a colocar sementes, a lixar e a riscar seus nomes. Foram elas também que elaboraram as regras, fazendo o percurso em volta da tora de madeira, sendo vencedora a equipe que terminar o percurso primeiro", explicou a professora Viviane Almeida dos Santos.

A professora Andréa Andréa Cristina Almeida destacou a importância da confecção dos produtos na educação dos estudantes. “É com muita alegria que apresentamos a vocês o resultado é o fruto de nosso trabalho dentro do projeto Kûatiarupema, que é muito importante para nossa escola, porque isso reforça nossa cultura, nossas tradições e identidade, além do quanto nossas crianças podem aprender a partir de sua própria história. Nossa turma trabalhou com a corrida com tora, e eu conduzi o projeto. Um de nossos produtos finais foi um livro que contém todo o registro, estudo e pesquisa realizados a partir do tema. Um outro produto foi a aquisição da tora, com o apoio dos pais, o que também simboliza esse trabalho”, destacou a professora.

Kûatiarupema (Peneira Literária) abrange a educação infantil, da creche ao quinto ano do Ensino Fundamental, em parceria com a comunidade. No primeiro ano foi trabalhado com o livro de história ‘Os tupiniquins e os guaranis contam', de autoria dos próprios educadores indígenas. Em 2023 ele teve como base as biografias dos anciãos da comunidade, e no ano passado, os elementos culturais, como a alimentação, as plantas medicinais e as vestimentas.

 
 

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