Maio Amarelo: Prevenção reforça a responsabilidade de todos por um trânsito mais seguro
Maio é um mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito. Em todo o mundo, a campanha chama atenção para números que ainda preocupam e reforça a necessidade de mudanças urgentes para preservar vidas. Neste ano, o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas” destaca o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro, lembrando que atitudes conscientes fazem toda a diferença. Afinal, milhões de pessoas ainda perdem a vida ou ficam gravemente feridas todos os anos nas vias.
O Movimento Maio Amarelo nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade dos acidentes de trânsito e incentivar a participação coletiva na busca por soluções. A proposta é unir o poder público e a sociedade civil em uma grande mobilização, envolvendo instituições, empresas, entidades de classe e a população em geral, para dar a devida atenção ao tema e promover mudanças efetivas.
Em Aracruz, a Secretaria de Mobilidade Urbana prepara uma série de ações ao longo do mês, com foco na conscientização e educação no trânsito. Estão previstas campanhas educativas, palestras em escolas e abordagens nas ruas, além de operações de fiscalização com caráter orientativo.
Para o secretário da pasta, coronel Ferrari, o período vai além da reflexão. “O Maio Amarelo é um momento importante para pensarmos no impacto das nossas atitudes. Por trás dos números, existem famílias marcadas pela dor de perdas e por consequências que poderiam ter sido evitadas. O trânsito é um grande desafio e exige ações contínuas. Com a municipalização, Aracruz avançou, possibilitando mais investimentos em melhorias, educação e fiscalização. Mas a segurança no trânsito depende de todos. Esse é o momento de reforçar essa responsabilidade compartilhada e lembrar que cada decisão ao volante pode salvar vidas.”
A participação da população é essencial nesse processo. Pequenas atitudes no dia a dia fazem grande diferença, como evitar o uso do celular ao dirigir, utilizar sempre o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e manter a paciência no trânsito. Mais do que uma campanha, o Maio Amarelo é um convite à mudança de comportamento e à valorização da vida.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028