Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos

A saúde ocular dos aracruzenses tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que tem garantido o acesso gratuito a atendimentos e procedimentos oftalmológicos, além da entrega de óculos de grau. Desde o final de 2022, onde foi realizada a implantação dos serviços, mais de 6.500 atendimentos foram realizados.
Os números mostram que, em 2023, foram realizados 758 atendimentos. Já em 2024, o número saltou para 4.219 e, somente até junho de 2025, 1.566 aracruzenses tiveram acesso aos serviços. O serviço é oferecido por meio da rede municipal, com encaminhamento a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS), respeitando os critérios de regulação e necessidade médica.
Para que a população possa ter acesso aos serviços de forma rápida e assim, garantir a resolução dos possíveis problemas, a Semsa, em parceria com o Hospital Maternidade São Camilo (HMSC), tem realizado diversas cirurgias com demandas reprimidas na cidade e assim, diminuindo as filas de espera.
Além das consultas, o município também ofereceu óculos gratuitos para os pacientes com prescrição, como forma de promover inclusão, autonomia e qualidade de vida. De 2023 até junho de 2025, já foram entregues 2.065 unidades.
“Durante muito tempo, os aracruzenses precisaram sair do município para conseguir atendimento oftalmológico. Isso gerava desconforto, custos e, muitas vezes, dificultava o acesso de quem mais precisava. Hoje falamos que esse cenário mudou. Implantamos um serviço completo de saúde ocular aqui em Aracruz, com consultas, exames e entrega gratuita de óculos, tudo feito com dignidade, segurança e perto de casa”, disse Rosiane Scarpartt, secretária da Semsa.
Rosiane ainda destaca a importância de ofertar esses serviços no município. “Investir na saúde ocular é investir na qualidade de vida da nossa população. Sabemos o quanto a visão está ligada ao aprendizado, à produtividade e ao bem-estar das pessoas. Esses resultados refletem o compromisso da gestão com uma saúde pública mais humana, acessível e eficiente”, pontuou.
Como ter acesso aos serviços?
Para ter acesso aos atendimentos, o cidadão deve ser morador de Aracruz e caso não tenha nenhum encaminhamento, o paciente pode passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (PA), para assim ser avaliado por um clínico geral e encaminhado para um oftalmologista.
O município oferece exames de oftalmologia em geral; consultas; encaminhamento para cirurgia de catarata, pterígio, dentre outras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação