Merenda escolar em Aracruz é trabalhada de forma diferenciada

Publicado em: 15 de fevereiro de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana de Faria
Merenda escolar em Aracruz é trabalhada de forma diferenciada

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), pensando em oferecer aos mais de 16 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino uma alimentação com cada vez mais qualidade, continua trabalhando em várias frentes para que todos tenham acesso a cardápios com alimentos saudáveis, além de incentivar cada aluno a buscar esses alimentos. Durante o ano letivo, a Semed realiza nas escolas da rede palestras com nutricionista sobre os benefícios da alimentação saudável, passando orientações sobre a importância dos nutrientes e de se consumir alimentos sem agrotóxicos para o organismo.

Os estudantes também têm em sua grade curricular uma matéria eletiva e trabalham com horta na própria escola, despertando neles essa prática e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, o que também dá a possibilidade de conhecerem os benefícios dos legumes, verduras e frutas, além de saber quais os prejuízos dos processados. De acordo com a nutricionista da Semed, Daiene Souza, as escolas da rede se preocupam em incentivar as crianças e adolescentes na busca por alimentos saudáveis. “Nossas escolas são instruídas em mostrar a importância de se reduzir o consumo de alimentos considerados não saudáveis, como salgadinhos e lanches industrializados diversos, que atraem o consumo pelo gosto, mas que não possuem os nutrientes necessários ao desenvolvimento”, disse.

Ainda de acordo com a nutricionista Daiene, no que tange a merenda escolar, Aracruz é um município que se destaca no estado pelo seu diferencial. “Nós trabalhamos com 100% dos alimentos advindos da agricultura familiar, além da novidade, que é o fato de que todos os alunos da Educação Infantil terão em 2024 o 'Cardápio Zero Açúcar', que será instituído em todas as creches. E para atendermos esse cardápio sem ter rejeição das crianças, optamos, por exemplo, por alimentos diferenciados, como os sucos de uva e laranja, ambos naturais e integrais, ou seja, que não têm a necessidade da inserção do açúcar. Desta forma, alimentos como achocolatado e biscoitos, não são mais usados na nossa educação infantil”, completou.

A alimentação escolar é um direito garantido pela Constituição Federal como um programa suplementar à educação, sendo ela um instrumento eficaz para a promoção dos hábitos alimentares adequados e para a segurança alimentar e nutricional nas escolas. Desta forma, a Semed segue as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público.

A família ainda pode acompanhar no site da prefeitura, na aba “Cidadão”- “Alimentação Escolar”, os cardápios que são oferecidos em cada escolaridade. “Temos sim uma grande preocupação em promover em cada um de nossos estudantes, hábitos alimentares saudáveis, e para isso, trabalhamos com o intuito de oferecer uma educação de qualidade, garantindo cada vez mais, um melhor rendimento escolar, com cada aluno comendo na hora do almoço ou janta, o que tem de melhor. Isso sem dúvida contribui diretamente no desempenho de cada um, além de ajudar na prevenção de doenças e obesidade”, destacou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

Compartilhe em suas redes sociais: