Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia
A manhã desta segunda-feira (9) começou diferente para muitas mulheres que passaram pelo Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), localizado no bairro Jequitibá. Entre expectativa, esperança e cuidado, a chegada da Carreta que fará a ultrassonografia da mama e endovaginal representa mais do que a oferta de exames, simboliza o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à saúde preventiva e fortalecer o cuidado com a vida.
Instalada no CSA, a unidade móvel vai realizar cerca de 1.000 exames de ultrassonografia de mama e endovaginal, contribuindo para reduzir a fila de espera e garantindo que mais mulheres tenham acesso a diagnósticos importantes de forma mais rápida e segura.
A iniciativa integra as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para fortalecer a prevenção, agilizar diagnósticos e ampliar o cuidado com a saúde da mulher, aproximando serviços especializados da população.
Além da estrutura equipada com tecnologia adequada para a realização dos exames, a carreta conta com profissionais capacitados, garantindo atendimento humanizado, acolhimento e qualidade nos procedimentos realizados.
“Mais do que números, cada atendimento representa uma história, uma família e uma oportunidade de cuidado. Com a realização de aproximadamente mil exames, a expectativa é avançar significativamente na fila de ultrassonografias e ampliar o acesso das mulheres de Aracruz a um serviço essencial para a prevenção e o diagnóstico precoce. Ao final, serão mais de três mil atendimentos, somando com a ação que tivemos em janeiro. Para muitas pacientes, o exame representa tranquilidade e segurança. A ultrassonografia é um procedimento fundamental para a investigação de alterações mamárias e ginecológicas, auxiliando na detecção precoce de doenças e no acompanhamento da saúde feminina”, comentou a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.
A carreta permanecerá no Complexo de Saúde atendendo pacientes previamente agendadas pela rede municipal, garantindo organização, eficiência e a continuidade do acompanhamento na rede pública de saúde.
Com iniciativas como essa, Aracruz reafirma seu compromisso de cuidar das pessoas, investindo em ações que levam mais acesso, prevenção e dignidade à população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028