Município adere o Programa Compra Direta de Alimentos e fortalece a agricultura familiar e a segurança alimentar
A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), vai lançar, na próxima quinta-feira (30), às 14 horas, o Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que fortalece a agricultura familiar, gera renda no campo e contribui diretamente para a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.
O evento de lançamento acontecerá na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, localizada no Centro de Eventos Rubens Pimentel (Parque de Exposição), e contará com a presença de autoridades municipais, representantes do Governo do Estado e produtores rurais locais.
O Programa Compra Direta de Alimentos (CDA) viabiliza que as prefeituras comprem alimentos diretamente de pequenos agricultores familiares, com recursos repassados pelo Estado. Os produtos adquiridos são destinados a instituições socioassistenciais e a famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo uma ação de dupla transformação: o fortalecimento da economia rural e o apoio à segurança alimentar das pessoas que mais precisam.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social (Semds), Rosilene Filipe, destaca a relevância do programa na perspectiva da política pública de segurança alimentar. “O CDA representa uma importante estratégia de fortalecimento da agricultura familiar e de promoção da cidadania. Ele articula duas dimensões essenciais da política pública: o incentivo à produção local e a garantia de acesso a alimentos saudáveis para as famílias que enfrentam maior vulnerabilidade. É uma iniciativa que reforça a rede de proteção social do município, promovendo inclusão, geração de renda e sustentabilidade no campo".
Já o prefeito Dr. Coutinho ressaltou o impacto humano e social do programa. “Esse programa é sobre cuidar de pessoas e valorizar quem produz o alimento que chega à nossa mesa. Quando compramos diretamente dos agricultores familiares, estamos fortalecendo sonhos, mantendo famílias no campo e garantindo comida de qualidade para quem mais precisa. É uma ação que une solidariedade e desenvolvimento, e que mostra o quanto Aracruz acredita nas pessoas e no poder da comunidade".
O lançamento do Compra Direta de Alimentos (CDA) em Aracruz reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, a valorização da agricultura familiar e o combate à insegurança alimentar, pautas que vêm sendo trabalhadas de forma integrada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Agricultura, Pecuária e Pesca.
SERVIÇO:
Data: 30 de outubro (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, no Centro de Eventos Rubens Pimentel (Parque de Exposição)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento