Município de Aracruz participa do Encontro Estadual da Educação Empreendedora Sebrae

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (13), em Vitória, do Encontro Estadual da Educação Empreendedora Sebrae. O evento foi uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e teve como tema central: “Quando a educação encontra a inovação”.
Esse encontro reuniu professores, dirigentes, diretores e estudantes de todo o estado, abordando a educação empreendedora de forma prática, com palestras, apresentação de cases de sucesso e oficinas. O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé, que destacou a importância de se trabalhar o empreendedorismo dentro das escolas da rede municipal.
“Em maio do ano passado já havíamos assinado um termo de parceria com o Sebrae com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas escolas da nossa rede municipal. Na ocasião, a primeira escola a ser contemplada foi a EMEF Ezequiel Fraga Rocha, envolvendo mais de 200 alunos, de sete turmas do 9º ano. O empreendedorismo permitiu que eles fossem estimulados a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, a valorizar a cultura local, a integrar-se com as pessoas e a tomar decisões em objetivos comuns”, lembrou a secretária.
Nesse Encontro Estadual os participantes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a aplicação do empreendedorismo nas escolas com várias práticas que permitiram a exploração de como a educação e a inovação se encontram para transformar o futuro. A palestra sobre Educação Empreendedora e Inovação foi proferida pelo pensador carioca Pedro Salomão, e o evento contou com a apresentação de cases de sucesso e Oficinas “hands-on” na Rota da Inovação.
Um dos destaques dos cases foi o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com alunos do 1º ao 9º ano da EMEF Terfina de Cariacica, onde as crianças já estão descobrindo o mundo dos negócios. Os alunos têm criado produtos, planejado vendas e até desenvolveram uma moeda própria para ser usada na escola.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais