Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos

Os manguezais são ecossistemas incrivelmente ricos em biodiversidade e de extrema importância para o equilíbrio ambiental. Em Aracruz, esse patrimônio natural ocupa quase 16 km de extensão, a maior área de manguezais entre os municípios do Espírito Santo.
Reconhecendo a importância do ecossistema, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou na manhã desta sexta-feira (25), a limpeza do manguezal Piraquê-Açu.
O projeto faz parte da campanha “Um Dia no Parque”, movimento que celebra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e contou com o apoio de empresas locais, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Corpo de Bombeiros, mobilizando voluntários, servidores públicos e parceiros da comunidade, que estavam empenhados em contribuir com a preservação do local. Em cerca de uma hora de ação, foram coletados aproximadamente 146 kg de lixo, onde foram recolhidos materiais como sacolas plásticas, garrafas pet, calçados, latas de alumínio e até restos de uma geladeira.
“Sou morador da comunidade do Piraquê-Açu há mais de 45 anos, e participar da limpeza do manguezal é um verdadeiro ato de respeito ao meio ambiente. Essa ação também é um exemplo para as futuras gerações, que precisam compreender a importância de preservar esse ecossistema tão valioso. Estar aqui hoje é uma experiência muito gratificante”, comentou o senhor Donizete Diniz.
Priscila Delazari escolheu o Irajá para viver, encantada com a paz que o local transmite. Para ela, a ação de limpeza é essencial para preservar não só o meio ambiente, mas também as vidas que dele dependem. “Essa é a primeira vez que participo da limpeza do mangue, e considero uma iniciativa extremamente importante, tanto para a natureza quanto para a comunidade. O manguezal tem um valor ambiental enorme, mas também é um espaço de lazer para nós. Sempre trago minhas duas filhas para passear de caiaque aqui, e é muito triste ver a quantidade de lixo espalhado. Precisamos cuidar desse lugar que é tão especial.”
Aladim Cerqueira, secretário da Semam, destaca que o descarte incorreto de resíduos compromete toda a dinâmica ecológica de um ecossistema fundamental para toda a vida marinha. “O mangue tem uma importância econômica para as comunidades locais e um potencial turístico gigantesco e as comunidades abraçam essa causa, porque tem visão de futuro e entendem a importância da ação”, disse.
O prefeito Dr. Coutinho participou da ação e ressaltou que a iniciativa representa muito mais do que a limpeza de um ambiente natural. “Mais do que recolher resíduos, essa mobilização simboliza educação, conscientização e respeito à natureza. Nosso maior objetivo é despertar a responsabilidade de cada cidadão sobre o descarte correto do lixo e reforçar o valor inestimável dos nossos recursos naturais. Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro de Aracruz, uma cidade que cresce com responsabilidade, pensando nas pessoas e na sustentabilidade”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental