A nova presidência do Conselho Municipal de Educação de Aracruz (CMEA) foi recebida, na manhã desta quinta-feira (19), pela secretária municipal de Educação, Jenilza Spinassé, para marcar o início do mandato referente ao quadriênio 2024-2027. A presidente Louise Storni e a vice-presidente Ana Paula Fink, conselheiras desde 2024, foram empossadas durante a plenária realizada no último dia 11 para dar continuidade aos trabalhos do colegiado. Também participaram as subsecretárias Regina Ramos Azevedo e Simoni Frigini.
O Conselho Municipal de Educação tem como atribuições normatizar, fiscalizar, deliberar e assessorar a política educacional do município, garantindo a gestão democrática do ensino. O órgão atua na melhoria da rede pública, regulamenta o funcionamento das instituições de ensino, autoriza a abertura de escolas e fiscaliza a aplicação dos recursos financeiros.
“Nossa eleição ocorreu em assembleia realizada no dia 11 de fevereiro. Esperamos desenvolver nosso trabalho com base na legalidade e no cumprimento das normativas. Realizaremos plenárias mensais, além de reuniões e comissões voltadas à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e às Políticas Educacionais. Também participamos de um Grupo de Trabalho (GT) de Educação Especial”, explicou a presidente Louise Storni.
Segundo ela, o trabalho do CMEA ocorre por meio de demandas internas, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pelas unidades escolares. “Nossa atuação é fundamental para o funcionamento de diversas políticas públicas. É por meio dela que os governos estadual e federal acompanham como as políticas estão sendo implementadas nas escolas e como a sociedade civil participa desse processo”, completou.
De acordo com a vice-presidente Ana Paula Fink, um dos principais desafios da nova gestão será equilibrar as funções consultiva e fiscalizadora do conselho. “Precisamos estar atentas para colaborar com a secretaria na implementação das políticas públicas, ao mesmo tempo em que fiscalizamos sua execução. Nosso papel é garantir a qualidade da educação”, ressaltou.
A secretária Jenilza Spinassé desejou sucesso à nova diretoria e afirmou que a pasta estará sempre de portas abertas para ouvir as demandas das comunidades escolares. “Parabenizo pela eleição e desejo que o trabalho de vocês contribua cada vez mais para a melhoria das nossas escolas, das condições de trabalho dos professores e gestores, e para a oferta de um ensino de qualidade e de referência. Sabemos que teremos muitos desafios, e será com o apoio do conselho que conseguiremos superá-los. Contem conosco”, concluiu.