Novembro azul: prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata em Aracruz
Durante o mês de novembro, o movimento Novembro Azul ganha destaque, chamando atenção para os cuidados com a saúde do homem. A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo uma série de ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa tem como objetivo estimular o cuidado com a saúde do homem e reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença, que é uma das principais causas de morte entre o público masculino no Brasil.
As ações estão sendo realizadas na Casa Azul e em todas as Unidades de Saúde do município, onde os homens acima de 40 anos devem buscar os serviços oferecidos como testes rápidos, vacinação, aferição de pressão, solicitação de exames de PSA, além de orientações em saúde e distribuição de materiais informativos.
“O Novembro Azul é uma oportunidade para lembrar aos homens que cuidar da saúde deve ser uma prioridade. Quebrar essas tabus impostos pela sociedade é importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e aumenta significativamente as chances de cura. Incentivar o autocuidado masculino, mostrando que procurar o serviço de saúde regularmente é um ato de prevenção e responsabilidade com a própria vida”, destacou Rosiane Scarpartt, secretária de Saúde de Aracruz.
Segundo a Organização Mundial de Saúde o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum, e um dos que mais registra ocorrência de óbitos. Além de câncer de próstata, outras doenças relacionadas serão debatidas, entre elas o diabetes, comemorado no próximo dia 14, doença acarretada pelo aumento do nível de açúcar no sangue (níveis glicêmicos), conhecido como hiperglicemia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028