Oficina de confecção de panelas de barro leva aprendizado e entusiasmo a estudantes da Emef Zenilia Varzem Ribeiro

Publicado em: 23 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Oficina de confecção de panelas de barro leva aprendizado e entusiasmo a estudantes da Emef Zenilia Varzem Ribeiro

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zenilia Varzem Ribeiro, Barra do Riacho, promoveu nesta terça-feira (23), uma oficina de confecção de panelas de barro com estudantes do 2º ano. A ação faz parte do Projeto Criart, do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), com o intuito de valorizar e fomentar a expressão artística e cultural.

Essa experiência com as mãos na massa trouxe aprendizado e entusiasmo a cada aluno envolvido. “Nossas crianças participaram com muito entusiasmo dessa oficina. Posso afirmar que esta foi uma tarde repleta de descobertas, onde nossos pequenos colocaram literalmente a mão na massa. Com muita alegria e curiosidade, eles exploraram a textura do barro, modelaram suas próprias peças e acompanharam cada etapa do processo artesanal”, explicou o diretor da escola Marcelo Zopelari.

Ainda de acordo com Marcelo, a atividade proporcionou não apenas diversão, mas também um aprendizado significativo. “Os alunos desenvolveram habilidades motoras, estimularam a criatividade e mergulharam na riqueza da cultura popular brasileira. Ver o brilho nos olhos de cada criança ao moldar sua própria panela foi um verdadeiro presente”, afirmou.

Essa parceria com o Projeto Criart levou encantamento com a arte do barro, além de ter mostrado que aprender pode e deve ser uma experiência viva, sensível e transformadora. “Parabéns aos nossos pequenos artesãos! Que essa vivência inspire ainda mais momentos de criação e descoberta em nossa escola”, completou o diretor.

Compartilhe essa notícia: