Orçamento Cidadão 2023:  conheça as demandas escolhidas

Publicado em: 17 de outubro de 2023
Texto: Alessandra Mesquita
Imagem: SECOM
Orçamento Cidadão 2023:  conheça as demandas escolhidas

Ao final de mais uma edição, o Orçamento Cidadão 2023 esteve ouvindo as comunidades dos bairros da cidade para identificar as demandas da população, por meio de um link no site da Prefeitura de Aracruz, onde os cidadãos tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas. O intuito da prefeitura com esse processo foi identificar os principais apontamentos levantados e direcionar estas demandas para suas respectivas secretarias municipais para uma análise técnica da possibilidade de execução dessas ações selecionadas. Após esta etapa os recursos foram incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA).


O Orçamento Cidadão é uma importante ferramenta de atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, de dois em dois anos,  a Prefeitura realiza esse processo para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Giuseppe Coutinho Silveira


Giusepppe explica ainda que a divulgação do Orçamento Cidadão foi feita com a realização de reuniões na sede, interior, orla do município e com as lideranças indígenas. “Todas as comunidades foram convidadas e aquelas que não compareceram receberam um guia de como fazer a solicitação. Tivemos mais de 200 solicitações, destas foram excluídas as solicitações que abrangiam: terrenos que não pertencem a municipalidade, doações particulares e reformas em prédios que não são públicos”. 


Segundo o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho o Orçamento Cidadão reflete o legítimo compromisso da gestão em destinar os recursos públicos para o que a população realmente precisa. “Essa e outras ações do governo reforçam a transparência, o compromisso democrático e constroem a credibilidade da cidade. Isso atrai investimentos e quem ganha é a população”. 


De acordo com a Lei do Orçamento Cidadão todas as ações propostas devem ser executadas até o final do Ciclo Bienal do Orçamento Cidadão que se encerra em junho 2025. Acesse ao documento em anexo abaixo, para conhecer as demandas.

Compartilhe em suas redes sociais: