PDM: Aracruz discute zoneamento de Guaraná, Jacupemba e Sede em audiência pública
Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdur) realizou uma audiência pública para apresentação preliminar do zoneamento dos distritos de Guaraná, Jacupemba e da Sede do município. O encontro, realizado no auditório do Ifes, reforçou a transparência e o diálogo com a comunidade.
Na oportunidade, Giuliano Negrelli, servidor da Semdur, ficou responsável por passar todas as informações aos presentes sobre os zoneamentos dos distritos. Já Sérgio Fernandes, consultor do Sebrae, foi convidado para falar sobre o “Turismo como estratégia de desenvolvimento”.
A partir das apresentações, os presentes puderam conhecer as propostas iniciais e contribuir com sugestões, colaborando diretamente para o planejamento urbano da cidade. A iniciativa faz parte do processo de revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento Urbano (PDM), buscando garantir um crescimento ordenado, sustentável e alinhado às necessidades da população.
“A participação popular nas audiências é essencial para a construção de um desenvolvimento mais organizado, sustentável e alinhado às necessidades de todos os aracruzenses. As contribuições apresentadas nesta noite serão analisadas pela equipe técnica da Semdur e, assim, poderão, ou não, ser incorporadas ao projeto final, que norteará o desenvolvimento urbano de Aracruz nos próximos anos”, disse Laryssa Baroni, secretária de Desenvolvimento Urbano.
A revisão do PDM está alinhada às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 6 (Água Potável e Saneamento), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 15 (Vida Terrestre), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação), reforçando o compromisso do município com um planejamento urbano inclusivo, resiliente, ambientalmente responsável e construído de forma participativa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Imersão das Lideranças Educacionais Capixabas tem como foco a troca de vivências e o aprendizado de práticas de referência na educação
- Crianças indígenas do Cmeii Caieiras Velha desenvolvem belos trabalhos de valorização da história e da cultura afro-brasileira
- 6ª Convocação do Processo Seletivo do Edital n.º 003/2026
- Semam divulga Resultado da Eleição de Membros para compor o Conselho Deliberativo da RDSM
- Expo Aracruz promove conscientização ambiental e descarte correto de resíduos
- 27 ª Expo Aracruz terá Feira de Adoção de cães e gatos
- Crianças indígenas do Cmeii Caieiras Velha desenvolvem belos trabalhos de valorização da história e cultura afro-brasileira
- 27ª Exposição Agropecuária de Aracruz deve movimentar cerca de R$ 18 milhões na economia local
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação traz como temática “Um novo olhar: concepções e práticas educativas”