Pioneirismo: primeira cooperativa escolar do Espírito Santo é fundada em Aracruz
Aconteceu na noite desta quarta-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal, uma cerimônia para a Assembleia de Fundação da primeira Cooperativa Escolar do Espírito Santo. O evento foi promovido pelo Sicredi, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz, e contou com as presenças secretária Jenilza Spinassé, da Coordenadora do Setor Intersetorial (Semed) Giurcirlene de Bortoli, do Diretor da Escola EMEF Ezequiel Fraga Rocha Ricardo de Oliveira Silva, do Gerente Regional de Desenvolvimento Sicredi Interestados, Alex Minussi Feliciani, dentre outras autoridades.
A Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar VOL – ESTEZE, nome criado pelos estudantes da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, é um projeto fomentado e desenvolvido desde agosto de 2023. Desde então, foram vivenciadas uma caminhada de muita expectativa, realizações e alegria. Foram momentos de estudo, aprendizado, trocas de experiências, e acima de tudo, cooperativismo, sempre guiados pelos sete princípios que orientam o desenvolvimento do projeto.
No início da cerimônia os presentes puderam acompanhar um vídeo que mostrou toda metodologia e aprendizado, com depoimentos dos estudantes, pais e equipes da Semed e da escola. Em seguida, foi feita a leitura do edital de convocação com a presença dos sócios para a Fundação da Cooperativa Escolar, com um a um dos candidatos do Conselho de Administração sendo apresentados para votação em assembleia.
Eles também apresentaram o Plano de Gestão que visa discutir possibilidades de expansão de novos projetos, envolvimento contínuo com a comunidade escolar para permitir a expansão da cooperativa nos anos seguintes, além de valorizar a colaboração entre os alunos da escola e buscar opiniões dos membros para a melhoria.
Durante os pronunciamentos das autoridades, a professora orientadora Sheyla Simões foi a primeira a se pronunciar, destacando o aprendizado de seus alunos. “Ser professora da cooperativa dessa escola foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Trabalhar com vocês me ensinou muito sobre colaboração, amizade e trabalho em equipe. Juntos, construímos um ambiente de aprendizado que vai além das salas de aula, criando laços que levaremos para a vida toda”, enfatizou.
O Gerente Regional de Desenvolvimento Sicredi Interestados, Alex Minussi Feliciani, agradeceu a secretária Jenilza Spinassé pela parceria e por confiar no projeto. “Eu queria agradecer pessoalmente a secretária Jenilza por ter nos recebido tão bem e confiar em nossa metodologia e proposta de valor que temos enquanto instituição financeira cooperativa. Parabéns aos jovens alunos e seus pais que também acreditaram no nosso trabalho. Juntos poderemos construir uma sociedade mais próspera, contribuindo com o crescimento de nossas comunidades”, disse.
Já a secretária da Semed Jenilza Spinassé destacou sua alegria em ver o protagonismo dos estudantes. “Sem dúvida é uma grande alegria ver nossos adolescentes sendo protagonistas desta história em nosso município. No início foi difícil, mas vibramos com a apresentação desse projeto pela equipe Sicredi. Hoje, se existe a cooperativa escolar, foi porque esta empresa acreditou nos nossos alunos, e se não fosse essa ideia, certamente eles não teriam essa oportunidade. Em nome da prefeitura de Aracruz, nossos agradecimentos”, afirmou.
A expansão desse projeto no Espírito Santo se iniciou em 2020, com a inauguração da primeira Agência em 2023, para em seguida, começar a parceria com a Semed. As duas primeiras escolas a receber o projeto foram as EMEF´s Ezequiel Fraga Rocha e Santa Cruz, cuja cerimônia acontece nesta quinta-feira (31), sendo que este ano a EMEF Placidino Passos também deu início às atividades.
As cooperativas escolares são formadas pela união voluntária dos estudantes que realizam seus afazeres no contra turno escolar por meio de metodologias ativas e de “gameficação”, oferece uma oportunidade de vivenciar um novo processo de aprendizagem, considerado mais leve, divertido e que impacta as vidas escolares e pessoais. Das cinco cooperativas do Sicredi que expandiram suas atividades no Espírito Santo, a Sicredi Interestados foi a primeira cooperativa a implantar os programas de educação em sala de aula, com Aracruz, sendo a primeira cidade a contar com essa atuação.
Os estudantes trabalharam com metodologias ativas e diversos valores, como liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão. Eles também estão participando de um jogo, que vem sendo desenvolvido em quatro fases, uma por semestre, com várias “missões”, e após dois anos, o programa será materializado com a fundação de uma cooperativa escolar.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Polo UAB de Aracruz promove seminário sobre infâncias e relações raciais
- Projeto “Descobrindo o mundo dos animais” do Cmei Sete anões amplia o conhecimento das crianças sobre diferentes espécies
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED Nº 006.2022: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Setrans participa de palestra que aborda a conscientização e a segurança no trânsito
- Cemitérios de Aracruz são preparados para o Dia de Finados
- Sinal verde para as rematrículas nas escolas de Aracruz
- Prefeitura e Senac e promovem curso de capacitação na área de saúde em Aracruz
- Aracruz marca presença no XX Fórum Estadual Extraordinário da Undime-ES
- Aracruz recebe exposição da imigração italiana
- Live debate as práticas pedagógicas e a escolarização dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA)