Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) deu início no dia 4 de agosto a mais uma rodada do Orçamento Cidadão, um instrumento democrático que promove o diálogo direto entre a gestão municipal e a comunidade, permitindo que a população contribua ativamente para a definição das prioridades de investimento. O prazo para envio das propostas foi prorrogado até o dia 30 de agosto.
Nas primeiras seis audiências públicas realizadas, cerca de 110 moradores já participaram, levando sugestões e conhecendo mais sobre as obras e serviços previstos. As reuniões têm como objetivo ouvir demandas, esclarecer dúvidas e apresentar os projetos que estão em andamento ou em fase de licitação, como construção e reforma de praças e minipraças, instalação de academias populares, playgrounds e outras melhorias.
Confira as primeiras audiências realizadas:
-
Bairro Jequitibá – Sede do Conspar, realizada no dia 4 de agosto,
-
Centro – Sede do Lions Clube, realizada no dia 5 de agosto,
-
Planalto – Associação de Moradores realizada no dia 6 de agosto,
-
Coqueiral – Oficina de Artes, realizada no dia 12 de agosto,
-
Santa Rosa – Escola Municipal Esther do Nascimento, realizada no dia 13 de agosto,
-
Jacupemba – Paróquia da Igreja Católica, realizada no dia 14 de agosto.
Durante os encontros, técnicos da Prefeitura apresentaram o funcionamento do Orçamento Cidadão, a legislação que rege o programa e os projetos que já estão sendo licitados. O espaço também foi aberto para que moradores indicassem necessidades, apresentassem projetos e sugerissem melhorias para suas comunidades.
O secretário municipal de Planejamento, Giuseppe Coutinho, reforçou que o Orçamento Cidadão é um instrumento de construção coletiva. "O Orçamento Cidadão é um mecanismo que integra planejamento e participação popular. Ao ouvir diretamente as comunidades, conseguimos priorizar investimentos de acordo com critérios técnicos, alinhando as demandas locais ao nosso planejamento plurianual e às diretrizes orçamentárias, o que aumenta a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos públicos", explicou.
O prefeito Dr. Coutinho ressaltou a importância da participação popular para o fortalecimento da gestão pública. "Quando nos sentamos para ouvir cada bairro, não estamos apenas discutindo obras e serviços, estamos construindo juntos o futuro da nossa cidade. Cada sugestão trazida aqui é uma semente que pode se transformar em melhorias reais para a vida das pessoas", afirmou.
Próximas audiências:
-
Barra do Sahy – Igreja Católica, no dia 20 de agosto, às18h30,
-
Vila do Riacho – Clube Riachão, no dia 21 de agosto, às 18h30.
Além das reuniões presenciais, a população também pode enviar sugestões de forma on-line, preenchendo o formulário disponível no site oficial da Prefeitura.
CLIQUE AQUI E ENVIE SUA PROPOSTA!
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18
- Obra de reforma e ampliação do Centro de Convivência dos Idosos é entregue à Terceira Idade aracruzense
- Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz
- Emef Placidino Passos realiza Assembleia de Fundação de sua cooperativa escolar (Coopassos)