Polo UAB de Aracruz recebe visita da Universidade Aberta Capixaba (Unac) para discutir expansão e interiorização de cursos

Publicado em: 07 de maio de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Polo UAB de Aracruz recebe visita da Universidade Aberta Capixaba (Unac) para discutir expansão e interiorização de cursos

O Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Aracruz recebeu nesta segunda-feira (6), a visita da Coordenação da Universidade Aberta Capixaba (Unac) e Gestão Municipal para uma reunião que teve o objetivo de pensar estratégias e necessidades do município para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de graduação, pós-graduação, aperfeiçoamento, mestrado e doutorado.

A coordenadora do Polo UAB, Raldineia Marim Sarmenghi, agradeceu a parceria da Unac e frisou a necessidade de oferta de novos cursos. “Sem dúvida esta foi uma oportunidade única para discutirmos esta, que é uma necessidade e desejo nosso, poder trazer mais cursos com qualidade para os moradores de Aracruz e região. Temos um espaço estruturado e condições para tornar isso uma realidade”, disse.

A coordenadora geral da UnAC/SECTI, Márlei Vieira Fernandes, também destacou a estrutura do Polo e afirmou que dois novos editais serão abertos. “Trata-se de um local excelente, com planejamento, ações e organização. Por isso, para o segundo semestre, está prevista a abertura de dois editais para cursos de pós-graduação Latu Sensu, Especialização em Eficiência Energética Industrial e Especialização Gestão e Docência em Ensino à Distância (EaD).

A secretária Extraordinária de Ações Estratégica (Semae), Jeesala Mayer Coutinho, lembrou que Aracruz está em franco desenvolvimento, o que contribui para a necessidade de se atrair ainda mais qualificação. “Com muitas empresas se instalando em nosso município, temos uma necessidade urgente de promoção e formação especializada de mais cursos. Por isso, com esses novos cursos vindo para o Polo UAB, teremos uma grande ajuda”, afirmou.

A Assessora Especial da Semd, Simoni A. Frigini Sepulchro, acrescentou ainda a necessidade de cursos de graduação na área de artes e inglês. “Isto sem dúvida seria muito importante, principalmente porque nosso município oferece esses componentes curriculares do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Além da necessidade de professores formados nas áreas de matemática, história e geografia”, completou.

A Universidade Aberta Capixaba é um programa do Estado do Espírito Santo que reúne, organiza e oferta políticas públicas de ensino superior em parceria com IFES, UFES, FAMES e ESMAGES. Após o encontro entre as partes, à Coordenação do Unac foi apresentado todo o espaço e estrutura do Polo UAB.

Compartilhe em suas redes sociais: