Prefeito Dr. Coutinho participa de cerimônia de anúncio das obras da nova Unidade de Saúde Indígena de Caieiras Velha

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia dos secretários de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, de Saúde (Semsa), Rosiane Scarpatt e de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, participou na manhã desta segunda-feira (13), no Centro Cultural Tupiniquim Ka´aron, de uma cerimônia que anunciou o início das obras da nova Unidade de Saúde Indígena de Caieiras Velha. Também estiveram presentes o vereador, Vilson Jaguareté, o Deputado Federal, Helder Salomão, além do Coordenador do Polo Base da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Walace da Rocha Cerqueira, o vice cacique, Leonardo Tupiniquim (Caieiras Velhas) e o cacique Valdeir (Pau-brasil).
O anfitrião de Caieras Velha, o vice cacique Leonardo Tupiniquim, abriu as falas das autoridades agradecendo o empenho de todos para a construção da Unidade de Saúde na aldeia. “Queria dizer que todo o plano de ação e trabalho foi um projeto desafiador, sendo que há muitos anos nossa comunidade aguardava por esse momento. É muito bom você ter um espaço para atender seu povo, o que nos traz conforto. Isso representa segurança para um melhor atendimento. A política partidária é muito importante porque hoje temos parceiros que estão olhando para nossa gente. Os povos Tupiniquim e Guarani estão muito bem representados, com um maior olhar social, e compete a nós da comunidade promover a manutenção desse bem, que será usado para nossa urgência e emergência”, destacou.
Em seguida, o autor da emenda parlamentar destinada à construção da Unidade de Saúde, o Deputado Federal, Helder Salomão, lembrou do papel dos municípios na busca por melhorias das comunidades indígenas. “Sempre digo que os municípios têm um papel importante e estratégico dentro da federação porque são os maiores prestadores de serviços, por isso eles precisam de apoio. A cobrança para a construção dessa unidade foi permanente, até que pudéssemos chegar aqui e anunciar a obra. Isso não resolve tudo, mas é um passo para a ajuda da saúde do indígena, que é um povo resistente desde o início, e nos últimos anos está tendo que resistir muito mais. É só a gente ver o que está acontecendo com os ianomâmis, porém os problemas se estendem por todo o país, por isso temos que pensar a saúde indígena de uma forma mais abrangente, fortalecendo a FUNAI e a SESAI. Estou com muita esperança por que o governo vai fomentar essas ações para melhorar a vida dos povos indígenas e de todos os brasileiros”, afirmou.
Mais investimentos para as aldeias de Aracruz
Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Coutinho lembrou de seus laços com os indígenas e aproveitou a oportunidade para anunciar outros investimentos para as comunidades do município. “Eu nasci em Barra do Riacho, próximo às aldeias de Comboios e Pau-brasil, e é com muito orgulho que digo que tenho laços com os caboclos e com os índios. Tenho muito carinho por essas comunidades e sempre disse que trabalharia para ajudá-los. Jamais podemos deixá-los desassistidos, e por isso vamos investir nas aldeias e resgatá-los. Já estamos buscando parecerias para a aquisição de mais Revsol que será usado na pavimentação da pista de acesso à aldeia de Pau-brasil, totalizando seis quilômetros. Também estamos trazendo mais iluminação junto à EDP Escelsa, sendo que já demos ordem de serviço para a extensão de rede de iluminação pública que beneficiará as aldeias como a Temática e Pau Brasil, além da construção do CRAS de Caieiras Velha”, pontuou.
Finalizando as falas, o vereador Vilson Jaguareté agradeceu as parcerias e a atenção do poder público, e ressaltou sua gratidão. “Posso falar que essa emenda fará muita diferença na vida dessas famílias. Atualmente nossa Unidade de Saúde não atende os requisitos necessários para seu funcionamento. Queria aqui agradecer a Regional da SESAI que muito se empenhou para viabilizar essa obra, assim como o Deputado Federal Helder Salomão e o prefeito que também fez mais esse anúncio, mostrando que além de palavras ele tem gesto. Esse ano iniciaremos a obra do CRAS, atendendo mais um sonho nosso. Muito obrigado a todos e fica aqui minha gratidão pela atenção de vocês para com nosso povo”, finalizou.
As primeiras intervenções da obra já se iniciaram. O valor da emenda é de aproximadamente R$ 1,3 milhão de reais, com a contrapartida do Ministério da Saúde, por meio da SESAI. A previsão inicial é que elas sejam concluídas em até oito meses.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Residencial Barra do Riacho: beneficiários são convocados para assinatura de novos contratos
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino