Prefeitura de Aracruz dá continuidade aos serviços de cata do caramujo africano
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), deu início na primeira semana de janeiro deste ano, em Barra do Sahy, a uma ação de cata de caramujo africano como forma de prevenir sua proliferação. A atividade continua, e neste último fim de semana a equipe de Agentes de Combate a endemias do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) esteve nas praias de Putiri e Mar Azul.
Os agentes fizeram uma vistoria nas áreas de restingas, como forma de controlar o ambiente na orla, onde existe muita vegetação, principalmente com as chuvas, uma vez que os caramujos costumam eclodir da terra onde vivem, e ficam mais visíveis para quem está nas calçadas e na faixa de areia, o que aumenta a possibilidade do contato da população com o verme.
Vale ressaltar que em áreas privadas o controle dos caramujos é de responsabilidade do proprietário, por isso a importância de conscientizar os moradores sobre os riscos causados. A equipe também montou uma tenda nas praias para fazer uma ação educativa sobre as arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente pelo mosquito Aedes aegypti em ambientes urbanos como a dengue, chikungunya e zika.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026