Prefeitura de Aracruz e ES em Ação participam de Reunião de Governança sobre Escolas de Tempo Integral

Publicado em: 01 de julho de 2024

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou na manhã desta sexta-feira, de uma Reunião de Governança sobre Escolas de Tempo Integral com representantes do ES em Ação. Estiveram presentes a secretária Jenilza Spinassé e equipes de Gestão e de Implantação da Semed, além das coordenadoras Ayone Sossai (Pedagógica) e Polliana Aroeira (Educação) do ES em Ação.

O ES em Ação apresentou um relatório consolidado das escolas de tempo integral referente ao Ciclo de Acompanhamento, refletindo as ações de mais destaque e as ações de melhoria contínua. “Esse ciclo de acompanhamento é realizado uma vez por semestre, e seu objetivo é evidenciar a metodologia do programa sendo aplicada na prática. O papel do ES em ação é de apoiar as escolas visando a qualidade do ensino e centralidade do programa, nossos estudantes”, explicou a Coordenadora do Programa em Aracruz, Roberta Bertaso Sepulchro.

No mesmo momento desse encontro com a Semed, o ES em Ação promovia no CMEBTI Esther Nascimento dos Santos, em Santa Rosa, uma Formação do Jovem Acolhedor. Na ocasião, um dos estudantes egresso do Tempo Integral, Alexandre, relatou ter vivenciado sua melhor experiência escolar. “Eu me considerava um aluno sem perspectivas e sonhos. Porém, quando comecei a estudar nessa modalidade, tive a chance de mudar meu rumo e futuro. Me considero um protagonista com sucesso escolar, conseguindo me destacar no mercado de trabalho”, comemorou.

As equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral têm um calendário próprio de formação para as equipes de gestão e pedagógica durante todo o ano, sendo que atualmente o município conta com quatro escolas que atendem nesse sistema, sendo elas as EMEFTI´s Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá e Professora Maria Luiza Devens, no Bela Vista, além do CMEBTI Esther Santos do Nascimento, em Santa Rosa e a EMEFTI Eurípedes Nunes Loureiro, bairro Itaputera.