Prefeitura de Aracruz e Suzano firmam acordo para regularização fundiária do bairro Portelinha
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdur), deu mais um passo importante para a promoção da segurança jurídica de milhares de aracruzenses, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Suzano S.A., que aconteceu nesta quinta-feira (28). A iniciativa tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento dos trabalhos de Regularização Fundiária Urbana (REURB) no bairro Portelinha.
Com a assinatura do acordo, será iniciada a primeira etapa para a condução dos trabalhos técnicos e administrativos visando à realização da regularização dos imóveis do bairro. A iniciativa marca um avanço significativo para os moradores do bairro, uma vez que a regularização fundiária busca garantir maior segurança jurídica aos ocupantes dos imóveis, além de promover a inclusão social e o ordenamento urbano.
“A regularização fundiária é uma ação de grande importância para a comunidade, pois garante segurança jurídica a famílias que construíram suas vidas no local, criaram seus filhos e ajudaram a construir a história desse bairro. A ausência da documentação do imóvel impacta diretamente a vida dessas pessoas, e poder contribuir para mudar essa realidade é motivo de satisfação para todos nós. Além de trazer mais dignidade, a regularização valoriza os imóveis e cria oportunidades para que as famílias possam prosperar com mais tranquilidade”, pontuou o diretor de Operações da Suzano, Fabrício José da Silva.
Para Laryssa Baroni, secretária da Semdur, esse é um pequeno passo diante da dimensão dessa iniciativa, mas fundamental para garantir mais segurança jurídica e dignidade aos moradores. “A parceria com a Suzano representa um passo importante para enfrentarmos um desafio histórico do município. Muitas famílias construíram suas vidas no bairro ao longo dos anos e iniciar esse processo de regularização é motivo de grande satisfação para todos nós. A ação chega em um momento importante para Aracruz, somando-se às obras e investimentos já realizados na região, como a macrodrenagem, que trouxe impactos positivos para a comunidade”, destacou.
O prefeito Doutor Coutinho comenta que ver esse processo acontecendo é muito significativo. “É uma emoção acompanhar as pessoas recebendo a documentação de seus imóveis, pois isso simboliza segurança, pertencimento e a realização de um direito tão importante. A regularização traz não apenas segurança jurídica, mas também valorização dos imóveis e novas perspectivas de futuro para essas famílias. A Portelinha é uma comunidade que construiu sua história no município e, de alguma forma, contribuiu para o desenvolvimento de Aracruz, mesmo sem ter, até então, a documentação regular de suas residências. Aracruz segue crescendo, e é essencial que esse desenvolvimento alcance todas as comunidades, garantindo dignidade e oportunidade para todos”, destacou o prefeito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (28)
- Líder em Mim: visitas de assessoria pedagógica fortalecem ações de desenvolvimento socioemocional em estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Ação Cidadã: iniciativa garante atendimento e acolhimento para pessoas em situação de rua
- Aracruz apresenta versão preliminar do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos