Prefeitura de Aracruz investe em ações para promover a segurança em escolas da rede municipal de ensino

Publicado em: 03 de fevereiro de 2023
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Humberto De Marchi
Prefeitura de Aracruz investe em ações para promover a segurança em escolas da rede municipal de ensino

O dia 25 de novembro de 2022 deixou marcas em todo o Município de Aracruz com a tragédia que se abateu sobre a Escola Estadual Primo Bitti e a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), localizadas no bairro Coqueiral. Desde então, o município tem se organizado para proporcionar acolhimento, segurança e muito amor aos estudantes, familiares e toda a comunidade escolar.

E, com a proximidade do início do ano letivo de 2023, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) tem trabalhado intensamente para que a volta às aulas aconteça de forma serena e segura, repleta de muita alegria e entusiasmo. 

A Secretaria de Educação disponibilizou recursos, por meio da Ação Governamental para Segurança na Escola, e orientou para que fossem instaladas câmeras e portões eletrônicos em todas as escolas municipais para que a segurança dos espaços seja ainda mais reforçada. 

Outra medida adotada pela Secretaria de Educação foi contratar serviços de instalação de câmeras de videomonitoramento para as Escolas localizadas em pontos mais críticos . Essas câmeras serão monitoradas 24 horas pela Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI), o que proporciona aos estudantes e funcionários mais segurança e a garantia de que ações possam ser tomadas, imediatamente, a qualquer sinal de ameaça. 

A Semed vem buscando junto ao Governo do Estado, a implantação da Patrulha Escolar nas unidades de ensino, para junto à comunidade escolar, promover um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, preservando os estudantes e os profissionais da educação e auxiliando no processo da Cultura de Paz.

Parcerias também foram firmadas com a Polícia Militar para ampliação do Programa PROERD, visitas tranquilizadoras, rondas permanentes, prioridade alta no telefone 190 para os chamados das escolas e formação sobre como agir em casos de adversidades (incêndio, ataques e outros).
Em parceria com a Polícia Civil, estaremos desenvolvendo o Projeto "Papo de Responsa" com os estudantes de 8° e 9° anos, de maneira a favorecer os momentos de escuta e formação humana para esta faixa etária que exige uma atenção um pouco maior.

Sabemos que precisamos cuidar das relações humanas. Por isso, a Semed promoveu uma cerimônia  de acolhimento aos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino. O momento foi conduzido por Luiz Gabriel Tiago, conhecido como “Senhor Gentileza”, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 e 2019 pelos trabalhos desenvolvidos por sua rede de solidariedade, que conta com mais de 35 mil pessoas espalhadas pelo mundo.
A realização desse momento também foi um passo importante para que os profissionais da educação  se sentissem acolhidos e fortalecidos para transmitirem gentileza, paz e amor aos nossos queridos estudantes, de forma a promover uma cultura de paz , contribuindo para um ambiente escolar  mais seguro e de convivência saudável! 

O cuidado e o acolhimento foram realizados desde o primeiro momento após o atentado, onde profissionais se mobilizaram para garantir que toda a assistência fosse prestada às vítimas desse dia, oferecendo atendimento psicológico, psiquiátrico e social. Assim como o cuidado para que os estudantes pudessem retornar às escolas e finalizar o ano letivo. 

Os profissionais da saúde também puderam aprender com o psicólogo do CRAV que atuou no atentado da cidade de Suzano, e com o Conselho Regional de Psicologia, que também ofereceu treinamento aos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Todas as formações ofertadas têm por objetivo proporcionar aprendizado, contribuindo para que os profissionais adquiram conhecimento  e ampliem seus olhares e o cuidado com toda a comunidade escolar. 
 
Foi realizado o mapeamento da rede em relação às principais necessidades para atendimento à demanda, assim como o acolhimento e a escuta das equipes do Sistema Único de Assistência Social para identificar o atual cenário e desenvolver propostas e ações para a superação da violação de direitos. 

Vendo a necessidade das pessoas afetadas diretamente com a tragédia, a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), desde dezembro de 2022, disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico a essas pessoas. Os atendimentos acontecem na Unidade de Saúde de Coqueiral e em toda a rede de saúde, como forma de resguardar e cuidar de todos.

Compartilhe em suas redes sociais: