Prefeitura de Aracruz participa de Seminário de Compartilhamento de Práticas

Publicado em: 06 de outubro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana de Faria
Prefeitura de Aracruz participa de Seminário de Compartilhamento de Práticas


A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou na última quarta-feira (4), no Auditório do Polo UAB, em Linhares, do Seminário de Compartilhamento de Práticas. Na ocasião, as escolas EMEF´s Zenília Varzem Ribeiro, Itaparica e o CMEBTI Santa Rosa estiveram envolvidas no compartilhamento de práticas exitosas com foco na alfabetização.

O Prêmio Escola que Colabora é um programa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que prevê a premiação de R$ 70 mil para as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) no ano anterior à edição do Prêmio. Com este recurso, a escola poderá investir ainda mais na educação, ampliando suas práticas bem sucedidas e inovando com novas estratégias.

O programa ainda permite que a essas escolas, com baixos indicadores educacionais, estabeleçam relações de cooperação técnico-pedagógicas, por até dois anos, e desta forma, permitir por meio de de práticas educacionais exitosas compartilhadas, a qualificação da educação das escolas e a melhoria de seus índices.

O evento, que também contou com as participações de escolas de Linhares e Sooretama, foi dividido em três painéis, sendo o primeiro com o compartilhamento de práticas e plenária; o segundo, com reflexões essenciais sobre uma escola eficaz, por meio de um diálogo com a subgerente de fortalecimento da aprendizagem (Sufap), Rita de Cássia Firme Tevernard; e o terceiro com os métodos do PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir ) do Prêmio Escola que Colabora (PEC).

“Para que nossas escolas obtenham sucesso nessa relação, elas, só pelo fato de serem apoiadas por outras escolas, já recebem um auxílio financeiro no valor de R$ 50 mil para ser usado em estratégias pedagógicas e investimentos materiais, o que melhorará nossos índices educacionais”, destacou a Subsecretária da Semed, Marineusa Pimentel.

Compartilhe em suas redes sociais: