Prefeitura de Aracruz participa de Seminário sobre Universo do Autismo
Servidores das Secretarias de Saúde (Semsa), Educação (Semed) e da APAE Aracruz participaram no último sábado (20), do Seminário Autismo e seu Universo, ministrado por profissionais de renome nacional, na atenção aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quase 50 profissionais do município estiveram presentes com o objetivo de disseminar conhecimentos e compartilhar práticas relacionadas ao espectro autista.
Segundo a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt Tóffoli, o transtorno no Espectro Autista é uma temática crescente em todos os níveis de atenção, desde o ambiente escolar, a assistência a saúde, por isso a importância de capacitar os profissionais oferecendo o caminho para compreender o universo do portador de TEA e as intervenções.
Rosiane explica ainda que a intenção de participar foi sensibilizar os profissionais para esse diagnóstico e para que fiquem mais atentos aos sinais e as características do transtorno. “Quando se tem um olhar mais atento, pode-se levar casos para investigação e evitar que uma pessoa chegue à idade adulta sem um diagnóstico, além de compreender a melhor forma de lidar com esses pacientes. É muito importante essa discussão, pois assim estaremos construindo uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.
A secretária destaca também que a prefeitura tem ofertado treinamentos para melhor a abordagem e conduta dos profissionais na atenção a esse público. “O objetivo também é integrar todos os profissionais na rede municipal para estarem capacitados e com as informações unificadas para atuarem com mais eficiência”.
No próximo dia 02 de fevereiro, a Prefeitura de Aracruz vai realizar uma capacitação voltada para os profissionais da educação, saúde e assistência social visando avançar ainda mais nessa temática.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Profissionais da Saúde recebem capacitação em RCP e fortalecem preparo para salvar vidas
- Semam divulga lista das inscrições habilitadas para composição do Conselho Deliberativo da RDSM
- 27ª Expo Aracruz: Resultado Final - Edital n.º 005/2026
- Ações do Projeto Líder em Mim estimulam o amor ao próximo e o respeito entre estudantes da Emef “José Marcos Rampinelli”
- 4ª Convocação - Edital Semed n.º 003/2026
- 30ª Convocação - Edital Semed n.º 002/2025
- Ação Cidadã: iniciativa promove atendimento e garantia de direitos para pessoas em situação de rua em Aracruz
- 27ª Expo Aracruz: Comunicado
- Novo espaço da Subsecretaria de Gestão de Pessoas fortalece atendimento e valoriza servidores municipais
- BNCC da Computação é oficialmente implementada na Rede Municipal de Ensino