Prefeitura de Aracruz participa do Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE Piraquê-Açú)

Publicado em: 11 de abril de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Prefeitura de Aracruz participa do Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE Piraquê-Açú)

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), em João Neiva, do Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE Piraquê-Açú). O município esteve representado pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, sua subsecretária, Marineusa Soares e técnicos pedagógicos. O evento contou com as participações dos municípios de Fundão e Linhares e teve como objetivo promover o desenvolvimento da educação de forma conjunta no território.

O ADE Piraquê-Açú 2024 ocorre por meio de uma parceria com o Programa Suzano pela Educação (PSE), Assessoria da Roda Educativa (Cedac) e da Cidade Escola Aprendiz e tem se tornado um espaço para compartilhamento de experiências, metodologias de trabalhos e outras estratégias colaborativas, que visam a garantia dos direitos das crianças e adolescentes dos municípios envolvidos.

Trata-se de um trabalho articulado com as secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, visando discutir as dimensões do planejamento estratégico: o Aprendizado, a Rede de Proteção e o Território Educativo, com análises e levantamentos de metas, estratégias e ações num trabalho de grupo, criando assim, uma rede de interação entre os municípios.

Esse importante encontro também promoveu a compreensão da Educação Integral e teve como formadores de gestão educacional e escolar os professores Reinaldo Vieira, da Roda Educativa, antiga Cedac, Kamila Vieira e Veridiana Negrini, ambas da Cidade Escola Aprendiz, que mediaram as discussões. O evento iniciou com uma participação especial dos alunos da EMEF Professora Maria Oliria Sarcinelli Campagnaro, que entoaram o Hino do município de João Neiva e recitaram poemas.

“Nossa participação no ADE Piraquê-Açú foi de extrema importância, pois seus trabalhos permitem ampliar conhecimentos, trocas de experiências e o fortalecimento educacional e social, por meio de ações integradas. Isso tudo fomenta a melhoria da qualidade de vida, além de contribuir para a formação integral dos estudantes e suas famílias. Eu acredito que essa união entre as cidades participantes propicia cada vez mais um ambiente que impacta positivamente toda a comunidade”, ressaltou a secretária Jenilza Spinassé.

Compartilhe em suas redes sociais: