Prefeitura de Aracruz realiza a 3ª Formação para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Publicado em: 27 de junho de 2024

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou na manhã e tarde desta quarta-feira (26), no Auditório do Ifes, a 3ªFormação para professores do Atendimento Educacional Especializado(AEE). O evento foi mediado pela palestrante Samara Vieira, do Núcleo de Educação e Apoio à Inclusão Escolar (NEAPIE).

A formação teve como tema central os “Recursos Pedagógicos e Tecnologias Assistivas: Caminhos para Acessibilidade”. “Trabalhar esse tema é importante para a inclusão de estudantes da educação especial, pois oferece ferramentas inovadoras que facilitam o aprendizado e a participação ativa em salas de aula e multifuncionais”, destacou a palestrante.

Ainda de acordo com Samara, a integração de tecnologias fomenta o processo educativo, além de promover oportunidades iguais para os professores. “Integrar essas tecnologias enriquece o processo educativo e garante oportunidades igualitária para todos os discentes, transformando a educação e criando um ambiente mais acessível e inclusivo”, completou.

A Secretária Jenilza Spinassé compareceu no evento e falou aos presentes sobre a importância em se investir em formações para os profissionais que atuam nessa área. “Vocês professores, que trabalham com a educação especial, têm um papel fundamental no futuro de nossas crianças com deficiência. São vocês que conseguem identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos, e em parceria com os demais professores ,permitem que todos tenham acessibilidade, eliminando as barreiras para a plena participação de nossos estudantes, considerando suas necessidades específicas”, pontuou.

Jenilza ainda lembrou que o município conta atualmente com 41 Salas de Recursos, e que até o final do ano, esse número será ampliado. Pretendemos atingir 49 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Vamos ampliar esses espaços, e como trabalho colaborativo e essas formações em nossa rede, sempre estaremos em busca de mais conhecimentos, para que possamos fazer um trabalho com cada vez mais excelência visando a educação de qualidade”, completou, completou.