Prefeitura de Aracruz realiza Formação Continuada sobre noções básicas de primeiros socorros a professores do Ensino Fundamental

Publicado em: 04 de novembro de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Prefeitura de Aracruz realiza Formação Continuada sobre noções básicas de primeiros socorros a professores do Ensino Fundamental

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promove na manhã e tarde desta segunda-feira (4) e terça-feira (5), no Auditório do Polo UAB, Centro, a Formação Continuada sobre noções básicas de primeiros socorros. Nesta segunda-feira (4), a formação é destinada a Professores do 1º ano dos anos iniciais e de História do 6º ao 9º ano. Já na nesta terça-feira (5), a formação será destinada a Professores do 2º ano, de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e de Língua Inglesa do 1º ao 9º ano.

Esta formação está sendo mediada pela equipe corporativa da 2ª CIA Independente do Corpo de Bombeiros, representados pelo Cabos Luanna, Esteves, Cabral e Sargento Cavacchini. A parceria visa preparar os profissionais da educação para lidarem com situações de prevenção e emergência no atendimento aos primeiros socorros básicos. "Este é o primeiro passo do nosso município, com vistas ao atendimento da Lei Lucas" ressalta, Alfrediane Ludtke.

De acordo com a formadora municipal Maria Benedita Sperandio, a Lei Lucas é uma legislação federal que estabelece a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino infantil e básico, públicas ou privadas. “Ela foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos que morreu em um acidente escolar em Campinas, após se engasgar com um pedaço de cachorro quente”, lembrou .

Entre seus objetivos, a lei busca pela garantia das escolas estarem preparadas para atendimentos de primeiros socorros, assim como a proteção à integridade física e emocional das crianças. Neste intuito a Semed, em parceria com a 2ª Cia Independente dos Bombeiros, promove essas capacitações, possibilitando assim, que as escolas estejam integradas à rede de atenção em urgência e emergência.

"O apoio do Corpo de Bombeiros é fundamental para o êxito desta ação. Assim, agradecemos a colaboração do ASP Araújo, chefe de operações e o Major Lucas Sossai Waldetario, pela prontidão em garantir este momento", agradeceu Alfrediane Ludtke.

Além das questões que envolvem os primeiros socorros, os professores também estão sendo instruídos quanto ao uso da Inteligência Artificial inserida no contexto da Educação Inclusiva, cujo conteúdo está sendo aplicado pelo Técnico do Setor da Educação Especial, Walter Engenlhardt Neto.

Compartilhe em suas redes sociais: