Prefeitura de Aracruz realiza formação de Neurociências aplicadas à Educação Especial

Publicado em: 31 de agosto de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Prefeitura de Aracruz realiza formação de Neurociências aplicadas à Educação Especial


A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (30), no auditório do Polo UAB, uma formação de Neurociências aplicada à Educação. A capacitação, que foi mediada pela formadora e diretora do Inafe, Erika Tasca, teve como público os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que puderam conhecer e aprender mais sobre as associações neuronais, que são realizadas frente aos estímulos ofertados no contexto escolar.

Os professores ainda tiveram acesso a um conteúdo de reforço sobre a importância de compreender o modelo social da deficiência e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). “Essa formação faz parte de um projeto realizado para todos os professores da Rede Municipal de Ensino. Ela traz embasamentos teóricos e práticos para vivenciarmos a educação especial na perspectiva de uma escola inclusiva. Desta forma, temos a oportunidade de pensar em estratégias pedagógicas para desenvolvermos em sala de aula. Sem dúvida foi uma grande oportunidade para ampliar ainda mais nossos meios de ensinar”, declarou a professora de AEE e técnica pedagógica da SEMED Alline Siqueira.

O Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) tem seus princípios com base na neurociência e traz a compreensão de ampliar as múltiplas formas de ensinar, além de contemplar a individualidade dos estudantes, de acordo com seus estilos de aprendizagem, sempre pensando em um espaço coletivo que é a escola.

“A rede municipal de Aracruz tem investido na formação dos seus professores, proporcionando encontros que tragam conhecimento do fazer pedagógico para despertar as inúmeras habilidades de todos os estudantes por meio da pluralidade de estímulos dos canais sensoriais. Dessa forma, é essencial pensarmos no trabalho colaborativo, ou seja, um planejamento realizado por todos os atores que estão juntos nesse processo a fim de potencializar o cérebro de todos os estudantes", ressaltou a formadora e diretora do Inafe, Erika Tasca.

Compartilhe em suas redes sociais: