Prefeitura de Aracruz realiza formações em Experimentação e Ludicidade

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), no auditório do SEBRAE, formações em Experimentação e Ludicidade para as Equipes de Pedagogos e Articuladores da Aprendizagem das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral das EMEFTI´s Honório Nunes de Jesus, Professora Maria Luiza Devens, Eurípedes Nunes Loureiro e CMEBTI Esther Santos do Nascimento.
A formação foi ministrada pela Equipe de Implantação de Aracruz e Linhares e contou com participação da Assessoria Técnica ES em Ação. O objetivo foi promover a criatividade e o conhecimento por meio da Experimentação e Ludicidade, fortalecendo e potencializando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Semed e as escolas da Rede Municipal de Ensino têm o compromisso de assegurar o cumprimento da missão do programa, pactuado em prol de uma educação de qualidade. Para tanto, as equipes escolares precisam atuar com base na liderança servidora e assegurar que ações sejam realizadas à luz dos princípios e conceitos da metodologia do modelo de educação Integral em tempo integral.
Especialista Pedagógica Adriana Mai destacou como a aprendizagem pode ser beneficiada. “A Experimentação e Ludicidade são princípios do Modelo Pedagógico da Escola da Escolha. Esses princípios facilitam a aprendizagem, colaborando para uma boa saúde mental, além de facilitar os processos de comunicação, expressão e construção do conhecimento” disse.
Já a Coordenadora do Programa em Aracruz, Roberta Bertaso Sepulchro, afirmou que essas formações colaboram para o enriquecimento pedagógico. “A formação enriquece a prática pedagógica entre as Equipes Escolares, o que também fortalece, por meio das trocas de experiências, as vivências em sala de aula”.
A Escola de Tempo Integral acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz com o Espírito Santo em Ação (ESA), AMEAR e o PROETI em atendimento e cumprimento à Meta Nº 06 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê a implantação gradativa de escolas dessa modalidade.
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