Prefeitura de Aracruz realiza palestras on-line sobre queimadas para professores da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 28 de julho de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Secom
Prefeitura de Aracruz realiza palestras on-line sobre queimadas para professores da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), de Habitação e Defesa Civil (Sehab), de Saúde (Semsa), e de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), em parceria com a 2ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, promoveu na manhã e tarde desta quinta-feira (28), uma palestra sobre prevenção de queimadas e incêndios florestais aos professores de ciências e geografia da Rede Municipal de Ensino.

Com o tema “Queimada Urbana é Crime! Apague essa ideia!”, o objetivo dessa ação integrada foi alertar as pessoas a não realizarem queimadas, o que traz grandes transtornos e riscos, principalmente durante o inverno, quando há um grande aumento de incidência, e vem causando bastante preocupação aos órgãos competentes. O período entre os meses de julho a outubro é o que mais registra focos de queimadas em todo o Brasil, sendo que as principais causas se refletem na falta de chuva que se verifica nesta época do ano, e no tipo da vegetação existente na localidade.

Tal preocupação se deve não apenas pelo potencial de afetar seriamente o meio ambiente, como também pelos riscos à saúde, além de nem sempre haver a possibilidade dos órgãos competentes atuarem, pois estes podem estar atendendo outras emergências. “Por isso é importante reforçar ainda mais o papel da Defesa Civil na averiguação e prevenção de tais ocorrências. Também serão intensificadas as fiscalizações dos setores de meio ambiente e de postura, visando inibir a prática de queimadas no município”, destacou o secretário Claydson Pimentel (Sehab).

A cabo Natalia Larice, do Corpo de Bombeiros, falou das estatísticas de atendimentos e territórios de atuação da 2ª Cia, e ressaltou que a iniciativa da live sobre queimadas é de extrema importância para que a informação chegue a todos. “Cada setor, com a sua devida especificidade de ação, traz a todos um conhecimento diferente da área de atuação e medidas tomadas para controle da atual situação das queimadas em nossa cidade. Por isso, é preciso fazer circular a informação para que as pessoas tenham ciência dos danos decorrentes de um incêndio em vegetação”, disse.

A professora Alessandra S. S. Lecco, técnica da Semed, que participou e fez a abertura da palestra na parte da tarde, destacou o que mais lhe chamou a atenção. “É urgente a união entre esses setores e o apoio que eles podem nos oferecer enquanto professores presentes nas escolas. Esse tema já vinha sendo abordado e está relacionado às habilidades encontradas no nosso plano de ensino, e vem sendo adaptado à Base Nacional Comum Curricular. Os dados que foram apresentados nessas palestras podem servir de apoio para nossos trabalhos em sala de aula. Só tenho a agradecer a participação de todos, o que certamente contribui com a formação de cidadãos mais conscientes’, destacou.

Aos professores ainda foram mostrados os malefícios das queimadas para o meio ambiente, as penalidades aplicadas, assim como os riscos das queimadas, a importância da higiene das habitações e terrenos e as notificações, as multas realizadas pela fiscalização de posturas, além de dicas importantes acerca das queimadas.



Compartilhe em suas redes sociais: