Prefeitura de Aracruz realiza Primeira Mostra de Experiência dos Programas de Residência em Saúde (Médica e Multiprofissional) do município
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta quarta-feira (23), no auditório da Casa do Estudante, Jardins, a Primeira Mostra de Experiência dos Programas de Residência em Saúde (Médica e Multiprofissional) do município. O evento contou com as presenças da secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt, da sua subsecretária Juliana Baioco, que é da Comissão Gestora Local, além dos profissionais da saúde e preceptores Helena Antunes (psicóloga UBS Coqueiral); Olívia Reinoso (fisioterapeuta UBS Coqueiral); Raphaeli Balbi (médica UBS Vila Rica) e Sabrina Pretti (enfermeira UBS Caic).
A primeira mostra foi uma ação do projeto de intervenção da pós-graduação “Educação em Saúde para os Preceptores no SUS” feita por esses profissionais da rede. “Nosso objetivo com essa mostra é dar visibilidade aos programas de residência em Aracruz. Estamos finalizando a ‘Residência 2 (R2)’, sendo que em dois anos de residência muitas ações já foram realizadas no município, tanto médica, quanto multi, e hoje vamos mostrar pra vocês os atendimentos individuais dos nossos profissionais, de ações de promoção e prevenção de saúde (PSE), de visita domiciliar, dentre outros”, explicou a enfermeira Sabrina Pretti.
Ainda de acordo com Sabrina, a residência em saúde otimizou os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Posso dizer que melhorou o fluxo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Foram muitos ganhos para nosso município, principalmente para os pacientes que estão recebendo um tratamento mais humanizado”, completou.
A secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt deixou uma mensagem aos médicos residentes sobre os desafios do programa. “Foi muito desafiador para a gente trazer um programa de residência e mantê-lo em Aracruz, pois se trata de algo novo e diferente. Às vezes temos que quebrar paradigmas dos próprios profissionais que já estão lotados aqui, além da própria sociedade que não entende e não tem o costume de ser assistido por um residente. Acredito que a residência daqui conseguiu se consolidar devido à cooperação mútua dos profissionais, passando à população a importância em se ter esses profissionais”, explicou.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz acredita que trabalhos como esse são responsáveis pelas mudanças. “Sabemos que quando a academia caminha junto à prática, os conceitos, as formas de se trabalhar são revistas para que você possa pensar na coletividade e no propósito de cumprir o papel da atenção primária, que sempre foi desafiador, pois é o momento certo, que nós profissionais temos para fomentar junto à população e gestores o quão é importante a atenção primária”, finalizou Rosiane.
Após as falas iniciais, um a um, os profissionais das UBS´s expuseram seus trabalhos de desenvolvimento de gestão de programas de residência e preceptoria no SUS, além de seus desafios, dificuldades e conquistas no campo de prática.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica