Prefeitura de Aracruz realiza Primeira Mostra de Experiência dos Programas de Residência em Saúde (Médica e Multiprofissional) do município

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta quarta-feira (23), no auditório da Casa do Estudante, Jardins, a Primeira Mostra de Experiência dos Programas de Residência em Saúde (Médica e Multiprofissional) do município. O evento contou com as presenças da secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt, da sua subsecretária Juliana Baioco, que é da Comissão Gestora Local, além dos profissionais da saúde e preceptores Helena Antunes (psicóloga UBS Coqueiral); Olívia Reinoso (fisioterapeuta UBS Coqueiral); Raphaeli Balbi (médica UBS Vila Rica) e Sabrina Pretti (enfermeira UBS Caic).
A primeira mostra foi uma ação do projeto de intervenção da pós-graduação “Educação em Saúde para os Preceptores no SUS” feita por esses profissionais da rede. “Nosso objetivo com essa mostra é dar visibilidade aos programas de residência em Aracruz. Estamos finalizando a ‘Residência 2 (R2)’, sendo que em dois anos de residência muitas ações já foram realizadas no município, tanto médica, quanto multi, e hoje vamos mostrar pra vocês os atendimentos individuais dos nossos profissionais, de ações de promoção e prevenção de saúde (PSE), de visita domiciliar, dentre outros”, explicou a enfermeira Sabrina Pretti.
Ainda de acordo com Sabrina, a residência em saúde otimizou os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Posso dizer que melhorou o fluxo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Foram muitos ganhos para nosso município, principalmente para os pacientes que estão recebendo um tratamento mais humanizado”, completou.
A secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt deixou uma mensagem aos médicos residentes sobre os desafios do programa. “Foi muito desafiador para a gente trazer um programa de residência e mantê-lo em Aracruz, pois se trata de algo novo e diferente. Às vezes temos que quebrar paradigmas dos próprios profissionais que já estão lotados aqui, além da própria sociedade que não entende e não tem o costume de ser assistido por um residente. Acredito que a residência daqui conseguiu se consolidar devido à cooperação mútua dos profissionais, passando à população a importância em se ter esses profissionais”, explicou.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz acredita que trabalhos como esse são responsáveis pelas mudanças. “Sabemos que quando a academia caminha junto à prática, os conceitos, as formas de se trabalhar são revistas para que você possa pensar na coletividade e no propósito de cumprir o papel da atenção primária, que sempre foi desafiador, pois é o momento certo, que nós profissionais temos para fomentar junto à população e gestores o quão é importante a atenção primária”, finalizou Rosiane.
Após as falas iniciais, um a um, os profissionais das UBS´s expuseram seus trabalhos de desenvolvimento de gestão de programas de residência e preceptoria no SUS, além de seus desafios, dificuldades e conquistas no campo de prática.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz