Prefeitura promove Seminário Municipal de Saúde Mental e reforça compromisso com o cuidado
Com um olhar voltado para a valorização da vida, o cuidado humanizado e o fortalecimento das políticas públicas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta sexta-feira (26), o Seminário Municipal de Saúde Mental. O evento reuniu centenas de profissionais da saúde e da assistência social, estudantes e representantes de instituições parceiras, em um dia dedicado ao diálogo, à troca de experiências e ao fortalecimento da rede de cuidados.
Com o tema "Saúde Mental em Rede: Cuidar, Prevenir e Incluir", o encontro aconteceu no Auditório do Complexo de Saúde de Aracruz (CSA) e promoveu um amplo espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de estratégias voltadas ao fortalecimento da rede de cuidados, da prevenção dos agravos emocionais e da promoção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam palestras, debates e momentos de reflexão sobre os desafios e avanços da saúde mental no município, reforçando a importância da atuação integrada entre os diversos serviços da rede de atenção.
Na abertura do evento, o prefeito Dr. Coutinho destacou que investir em saúde mental é investir na dignidade e na qualidade de vida da população. "Quando fortalecemos a saúde mental, fortalecemos também as famílias, as comunidades e toda a nossa rede de cuidado. Nosso compromisso é continuar ampliando os serviços, qualificando os profissionais e oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado. Cuidar das pessoas é uma das maiores responsabilidades da gestão pública”.
A secretária municipal de Saúde, Rosiane Scarpatt, ressaltou que o seminário representa mais um passo na consolidação das políticas públicas voltadas ao cuidado integral. "A saúde mental precisa ser discutida de forma permanente. Este seminário fortalece a integração entre as equipes, promove atualização técnica e reforça que ninguém cuida sozinho. O trabalho em rede é essencial para oferecer um atendimento mais acolhedor, eficiente e humanizado à nossa população". Primeira palestrante do dia, apresentou um panorama da Saúde no município.
Responsável técnico pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Aracruz, o médico Luan Moro ressaltou que o município vem avançando na organização da rede e na ampliação do acesso aos serviços especializados. "A saúde mental vai muito além do tratamento de transtornos. Ela envolve prevenção, promoção da qualidade de vida, acolhimento e acompanhamento contínuo. Este encontro reforça a importância de uma rede articulada, preparada e sensível para atender cada pessoa de forma integral, respeitando suas necessidades e sua história".
Nos últimos anos, o município tem ampliado e fortalecido sua Rede de Atenção Psicossocial, investindo na qualificação dos serviços especializados, na integração entre os diferentes pontos de atendimento e em ações permanentes de prevenção, conscientização e combate ao preconceito relacionado aos transtornos mentais.
O seminário reafirmou o compromisso da administração municipal em construir uma rede cada vez mais preparada para cuidar das pessoas, promovendo inclusão, acolhimento e qualidade de vida por meio de políticas públicas que colocam o ser humano no centro da atenção.t
Cuidar da saúde mental é, antes de tudo, cuidar de pessoas. É reconhecer que por trás de cada atendimento existe uma história, desafios e a necessidade de acolhimento.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Da lei à prática: II Seminário de Educação Especial Inclusiva debate os caminhos para uma educação sem barreiras
- Aracruz recebe Caravana Sesc com ações gratuitas de saúde, assistência e lazer
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026 - ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO
- 26ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2026 se iniciam com muita empolgação e com grande presença das famílias
- Aracruz lança 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon para valorizar produção sustentável
- 8ª CONVOCAÇÃO - EDITAL SEMDS Nº 001/2026
- Prefeitura de Aracruz e Suzano firmam acordo de regularização fundiária
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (28)
- Líder em Mim: visitas de assessoria pedagógica fortalecem ações de desenvolvimento socioemocional em estudantes da Rede Municipal de Ensino