Prefeitura sem papel: adesão de novos processos promovem a eficiência administrativa

Publicado em: 20 de dezembro de 2023
Texto: Alessandra Mesquita

Uma iniciativa moderna e sustentável foi implantada na prefeitura de Aracruz em 2022 e desde então a tramitação de processos tem sido mais ágil, além de promover a economia e transparência nos serviços. Este mês mais quatro processos administrativos foram aderidos ao sistema que permite que toda a tramitação, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento sejam realizados em ambiente digital.

Passaram a fazer parte do sistema Prefeitura Sem Papel: a Carta de Anuência, Declaração de Perímetro Urbano, Diretrizes urbanísticas, Desdobro de Área, solicitação de desmembramento e de loteamento. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Laryssa Viale Baroni, a população está sendo beneficiada com essa adesão porque passa a receber serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis.

Marcus Coelho, secretário de Administração e Recursos Humanos explica que o programa começou a ser implantado em 2022 e não prevê somente a eliminação de papel do município, indo muito além. “Nesse cenário, diversos fluxos de processos foram otimizados, eliminando etapas e documentos desnecessários, reduzindo burocracias para a máquina pública funcionar de maneira eficiente. Entre os benefícios, maior agilidade nas demandas e no trâmite de documentos e processos, redução de gastos com papel, serviços de impressão e transporte e correio, além do acompanhamento das demandas e do andamento dos documentos em tempo real por meio de pesquisa simplificada”.