Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz promoveu na noite desta quarta-feira (10), no Auditório do Ifes, uma grande cerimônia de premiação da Olimpíada Cactus, que é parte de um projeto que transforma trajetórias por meio do ensino da matemática, considerada uma poderosa ferramenta de desenvolvimento do pensamento, da autonomia e da capacidade de resolver problemas.
Compuseram a mesa de honra, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Regina Ramos Azeredo, as professoras Regina Célia Ávila Mendonça, Coordenadora Cactus no município; Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira (Turma Branco 1); Larissa Huzzo Romanha (Turma Branco 2); Wellington Devens do Nascimento (Turma Amarelo) e a representante da Associação Cactus, Lígia Lacerda.
Neste ano, mais de 1500 estudantes de Aracruz participaram das competições e das turmas olímpicas, dedicando-se ao estudo da matemática e provando, que, com incentivo e acompanhamento, o potencial de cada um se multiplica. “Estamos juntos nessa parceria da Cactus com a Secretaria de Educação desde 2022, parceria esta que vem se fortalecendo a cada ano. Queria reforçar que esta olimpíada é muito mais do que uma competição, pois ela instiga o estudante a gostar da matemática, a ir mais fundo e ter uma outra perspectiva. Esta cerimônia de entrega de medalhas é a descoberta de talentos dentro da sala de aula, que muitas vezes não são percebidos porque não damos oportunidade, porém, quando há esta possibilidade, entregamos dezenas de medalhas como hoje. Muito obrigado a todos e parabéns”, disse Lígia Lacerda na abertura das falas das autoridades.
A Coordenadora Cactus em Aracruz, Regina Célia Ávila Mendonça, destacou a importância do projeto e agradeceu o apoio dos professores na conquista dos estudantes. “Este evento tem o objetivo de reconhecer a excelência e valorizar o esforço e o compromisso de nossa Rede Municipal de Ensino com uma educação pública de qualidade. Cada aluno aqui presente traz consigo uma trajetória marcada por dedicação, curiosidade e vontade de aprender, e é esta atitude que queremos continuar incentivando e multiplicando. Reconhecer nossos medalhistas e todos os profissionais envolvidos é reafirmar que acreditar na educação transforma realidade. Professores, famílias e gestores, vocês são partes fundamentais deste processo, porque sem o apoio de vocês, nada disso seria possível”, afirmou.
Finalizado as falas das autoridades, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Regina Ramos Azeredo, lembrou aos familiares presentes que Aracruz foi a primeira cidade no estado a aderir ao Projeto Cactus, e que devido ao seu sucesso, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz manterá esta parceria.
“Nossos estudantes que serão homenageados são as estrelas da casa. Vale lembrar que Aracruz foi primeiro município no Espírito Santo que aderiu ao projeto. Como ele rendeu muitos frutos, não podemos deixar de fora aquilo que está dando certo. Por isso, digo aqui que não pretendemos parar e continuaremos com esta proposta que traz para o ensino municipal e para a sociedade em geral um ganho muito grande. Vale ressaltar que não é fácil para um estudante acordar cedo e se dedicar aos estudos em pleno sábado, acompanhando as aulas e os professores. Parabéns também às famílias aqui presentes que entenderam que este momento de hoje é apenas um incentivo a outras etapas, e por isso já estão preparando seus filhos para as outras fases na vida. Sucesso todos”, finalizou.
Após as falas, os mais de 100 estudantes presentes foram chamados à frente para receberem suas medalhas de bronze, prata e ouro. Finalizando a cerimônia, todos foram convidados a prestigiarem uma bela apresentação de dança com as alunas da Emef Luiza Silvina.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento
- Projeto ‘Valores humanos para o protagonismo nas relações étnico-raciais e a cultura de paz’ da Emef Paulo Freire fomenta a criação de uma sociedade mais inclusiva e equitativa
- Santa Cruz recebe jovens na 2ª Copinha Piraquê-Açu de Beach Soccer
- Agricultura realiza reforma da ponte que dá acesso a comunidade do Pelado
- Diretores da Rede Municipal de Ensino marcam presença no ‘Balanço final do Ciclo de Gestão do Paes