Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
O cacau tem ganhado espaço nas propriedades rurais de Aracruz, e para contribuir com o fomento da atividade, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), está realizando o curso de ‘Treinamento em Manejo e Beneficiamento das Amêndoas do Cacau’. Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a capacitação tem duração de dois dias e é destinada a produtores, trabalhadores rurais e a servidores públicos.
Durante o curso, os participantes aprendem todas as etapas para produzir um cacau de alta qualidade: desde o manejo adequado da plantação e o momento ideal da colheita, até as técnicas corretas de maturação e fermentação do fruto. O conteúdo também aborda os cuidados necessários para garantir que o produto final mantenha seu padrão de excelência.
“Aracruz é um município onde a produção de cacau vem ganhando destaque, e a prefeitura tem desenvolvido um excelente programa de incentivo à cultura cacaueira. Além de oferecer mudas enxertadas e de alta qualidade, o município investe em capacitações como esta, que permitem aos produtores aprender técnicas adequadas, melhorar a qualidade da produção e, consequentemente, aumentar sua renda”, destacou Álvaro Cândido, técnico agrícola e instrutor do Senar.
Os alunos visitaram o Sítio Grapuama para conhecer a plantação do produtor Sérgio Caniçali, que cultiva cacau há 10 anos. O produtor conta como deu início à produção. “Sempre mexi com café e chegava uma certa época em que a mão de obra ficava ociosa. Com o cacau, não, conseguimos ter atividade todo o ano. A mudança deu tão certo que me apaixonei pelo cultivo, que não degrada o solo e demanda pouquíssimo uso de agrotóxicos”, comentou.
Nargiara da Fonseca foi uma das alunas presentes no curso e contou um pouco sobre como iniciou sua história com o cultivo do cacau. “Foi no início da pandemia, quando tudo mudou. Saí do trabalho, tive minha filha e pensei o que iria fazer. Meu marido já mexia com café, mas não consegui me adaptar à atividade e eu queria fazer algo novo. Foi aí que surgiu o cacau. Nessa época, fiz um curso oferecido pela Prefeitura de Aracruz que falava sobre as doenças do cacau. Fui conhecendo gente e aprendendo coisas novas até que conheci a parte da enxertia da planta. Queria fazer algo diferente para poder levar para nossa roça, uma vez que era muito difícil conseguir mudas para comprar, levava coisa de um ou dois anos. E aí decidi fazer minha própria área. Fiz minha estufa com sementes de Parazinho, produzindo mil mudas. Fui até o terreno do meu vizinho e pedi autorização para podar; em troca, não cobraria pelo serviço, mas levaria as hastes para casa. Foi assim que comecei a produzir minhas próprias mudas, e hoje elas já estão dando resultado”, contou.
A produtora ainda comentou sobre a importância do curso em sua produção. “Com esse curso que estou fazendo, pretendo melhorar a qualidade do que produzimos em nosso terreno, especialmente as amêndoas. E, com essa evolução, quem sabe no futuro possamos até produzir chocolates finos”, finalizou.
Para o secretário Almir Vianna, a expansão da cultura do cacau em Aracruz é resultado direto do trabalho integrado entre os produtores e as ações de incentivo promovidas pela Prefeitura, por meio da Semap. “Este curso reforça nosso compromisso em fortalecer a cadeia produtiva, oferecendo conhecimento técnico que abrange desde o cultivo e a colheita até a fermentação e a padronização das amêndoas. Ao proporcionar acesso a essas informações, estamos garantindo que nossos agricultores tenham condições de elevar a produtividade, qualificar seus produtos e criar novas oportunidades de renda”, pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Audiência Pública para discutir estudo de trânsito e mobilidade referente a construção de empreendimento em Barra do Riacho
- Prefeitura abre processo seletivo para Assistente de Educação
- Governo Municipal anuncia retomada das obras de construção da nova Emef Zilca Nunes Vieira Bermudes
- Cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2026 tem início no dia 19 de maio
- SAAE publica licitação para obras estratégicas de ampliação do sistema de abastecimento de Aracruz
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Prefeitura e Governo do Estado inauguram Serdia e fortalecem cuidado especializado com mais inclusão e acolhimento
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Rede Municipal de Ensino inicia a Semana da Autodeclaração
- Aracruz realiza a primeira Conferência Livre Municipal dos ODS