Produtores rurais e servidores participam de curso de Viveirista oferecido pelo Senar
Para fortalecer a produção rural e abrir portas para novas atividades geradoras de renda, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), deu início ao curso de Viveirista. Ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a capacitação tem duração de quatro dias e é destinada a produtores, trabalhadores rurais e servidores públicos.
Com aulas práticas e teóricas, o curso orienta os participantes sobre como implantar e estruturar um viveiro, além de ensinar técnicas para a produção de espécies florestais, frutíferas e culturas como café e cacau. A formação aborda todo o processo produtivo — da coleta de sementes e preparo do solo ao manejo e à gestão do viveiro.
“O curso está sendo muito proveitoso. Tenho aprendido conteúdos novos que pretendo aplicar no meu quintal, com o objetivo de iniciar a comercialização da minha produção. Meu interesse é trabalhar com cacau, pimenta-do-reino e café”, disse a participante Josélia Pereira Ferreira.
Já Geisa Maria Gomes Ferreira destacou estar muito satisfeita com a capacitação:
“No passado, cheguei a participar de um curso de viveirista mais simples, mas este é completo, não imaginava que teria tanto conteúdo. Tudo o que estou aprendendo quero aplicar no viveiro que já tenho em casa, onde cultivo cacau, café, cupuaçu, goiaba, maracujá e outras espécies para venda.”
O instrutor responsável pela capacitação é Eduardo Baleia, engenheiro florestal, consultor do Senar ES/Minas e do Sebrae Nacional. Ele destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento local. “Acho a iniciativa fantástica, uma vez que capacita as pessoas a trabalharem em suas propriedades com foco no empreendedorismo, proporcionando acesso ao mercado e a novas fontes de renda. Além disso, contribui para a qualificação de servidores públicos, o que reflete diretamente na oferta de serviços de qualidade à comunidade.”
O secretário de Agricultura, Almir Vianna, enfatiza que a realização do curso reforça o compromisso da Prefeitura de Aracruz em apoiar e valorizar o produtor rural:
“Nossa missão é oferecer ferramentas que fortaleçam a produção local e ampliem as oportunidades de geração de renda no campo. Ver o engajamento dos participantes e perceber que esse conhecimento será aplicado nas propriedades e nos viveiros da região demonstra que estamos no caminho certo. E isso vale não apenas para os produtores, mas também para os servidores da gestão que buscaram o curso para se capacitar e contribuir ainda mais com as atividades realizadas.”
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Terra, trabalho e pecuária: cavalgada do Cmebti Esther Nascimento dos Santos resgata tradição de Aracruz
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Secretaria de Pecuária e Pesca realizou cursos de capacitação para trabalhadores e comunidade
- Aracruz prepara Progressão Horizontal por Merecimento para servidores municipais
- Museu de Santa Cruz recebe exposição e programação especial durante a Primavera dos Museus
- 28ª edição da tradicional festa de Santa Rosa acontece de 03 a 06 de setembro
- Ensino da Matemática por meio cultura africana fortalece práticas pedagógicas para a educação das Relações Étnico-Raciais
- 13ª CONVOCAÇÃO - SEMDS Nº 001/2026
- Professoras de Educação Especial-Deficiência Auditiva (DA) participam de formação com debate aberto e colaborativo e troca de experiências
- Trupamba Cia. Teatral representa Aracruz e conquista três premiações em Festival Nacional de Teatro de Guaçuí