Professores e gestores de Educação Integral recebem formação sobre protagonismo

Publicado em: 27 de junho de 2024
Professores e gestores de Educação Integral recebem formação sobre protagonismo

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o ES Ação e a Prefeitura de Linhares, promoveu nesta quinta-feira (27/06), no auditório da UNIP, uma formação em Protagonismo aos professores e gestores das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino.

A disciplina protagonismo tem o propósito de promover o incentivo e a participação dos estudantes para o desenvolvimento da autonomia, visão crítica, responsabilidade social e valores humanos imprescindíveis para a convivência em sociedade. O professor do CMEBTI Esther Santos do Nascimento, em Santa Rosa, Guilherme Schroeder Soares, destacou como essa disciplina entra como uma matéria fundamental na vida dos estudantes.

“O protagonismo potencializa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de trazer para os alunos uma visão real de como eles terão que lidar com situações que ocorrerão em suas vidas. Essa disciplina também busca trabalhar com o estudante os seus sonhos e projetos de vida, para que assim, eles possam começar a dar os primeiros passos em busca da realização de seus sonhos”, disse.

De acordo com a Coordenadora do Programa em Aracruz, Roberta Bertaso, o protagonismo é um dos princípios educativos que fundamenta o modelo de escola em tempo integral, bem como uma disciplina da parte diversificada e uma premissa da gestão. “Nessa formação nós tivemos a oportunidade de elucidar dúvidas, trocar ideias e enriquecer o fazer pedagógico, o que está refletindo diretamente em nossas aulas e no dia a dia de nossos estudantes”, ressaltou.