Profissionais da Educação Integral em Tempo Integral participam da Formação de Aprofundamento em Protagonismo

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o ESAção, promoveu nesta terça-feira (27), no auditório do SESI/SENAI, Vila Nova, a Formação de Aprofundamento em Protagonismo. O evento, que dá sequência às ações da formação continuada, objetivou oferecer ao professor condições essenciais para que ele possa atuar de forma eficaz.
A formação foi proferida pela palestrante e Consultora Educacional do ESAção Ayone Sossai. Segundo ela, o evento proporcionou momentos de escuta, troca e reflexão sobre como reconhecer os estudantes como sujeitos ativos e protagonistas de suas trajetórias. “Foi muito gratificante ver o comprometimento das equipes escolares em repensar práticas e fortalecer o protagonismo de seus estudantes no cotidiano da escola. Contribuir para essa transformação, pautada nos princípios da educação integral, reafirma minha crença na potência desta metodologia como agente de mudança”, enfatizou.
De acordo com a equipe de implementação do Tempo Integral da Semed, o protagonismo, nesse contexto, refere-se à capacidade dos alunos de assumir um papel ativo e responsável em seu processo de aprendizagem, buscando a autonomia, a solidariedade e a capacidade de resolver problemas, promovendo a autonomia e o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida.
"O protagonismo, quando aplicado na escola, incentiva os alunos a serem autores de seu próprio aprendizado, enquanto a educação em tempo integral busca a formação integral do estudante, não apenas em conhecimentos, mas também em habilidades e valores", completou Marlene Zambon, Coordenadora da Equipe de Implantação.
A secretária Jenilza Spinassé compareceu ao evento e também destacou a importância do momento formativo. "O professor, nesse contexto, desempenha um papel fundamental na mediação desse processo, sendo um guia e um facilitador para o desenvolvimento integral do estudante", disse.
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