Projeto Ajustando Saberes fomenta a aprendizagem da matemática em estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz vem desenvolvendo nas escolas da Rede Municipal de Ensino o projeto “Ajustando Saberes”. Essa iniciativa vem oportunizando aulas de reforço escolar no turno, como forma de garantir espaço/tempo específico para atendimento aos estudantes que apresentam defasagem idade/ano ou em relação às habilidades previstas para a etapa letiva.
Na Emef Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, por exemplo, com planejamento, envolvimento e preparação de atividades diferenciadas e elaboradas, está sendo desenvolvido um trabalho articulado com as professoras de referência das turmas de matemática Helania Mara Grippa Rui, Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira e Sheyla Aparecida Paulo Simões e Sueli Cruz Pereira.
Por meio dessa parceria foi possível articular o processo de estudos da temática do objeto do conhecimento Frações, propondo ao aluno o compartilhamento de sua aprendizagem com outros colegas de sala de aula, de maneira a alinhar as habilidades a serem desenvolvidas no estudo. A Professora de reforço do Ajustando Saberes, Poliana Barbosa de Carli, falou sobre a importância do projeto e sua capacidade de promover a aprendizagem.
“Tem sido muito importante para essas crianças com dificuldades de aprendizagem em Matemática. Nós procuramos trabalhar uma matemática mais aberta, criativa e visual, proporcionando um aprendizado que faça sentido para sua vida. Temos que incentivar nossos alunos e mostrar que todos são capazes de aprender matemática em alto nível. A parceria com os professores da área ajuda e muito para que juntos possamos detectar as dificuldades dos nossos alunos e ajudá-los”.
A professora Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira ressaltou o leque de conhecimento proposto pelo ensino das frações. “Trabalhar com materiais lúdicos no estudo das frações é imprescindível para a compreensão dos conceitos básicos. As aulas de reforço são muito importantes, pois, contribuem para a retomada desses conceitos com alunos que apresentam uma certa defasagem na aprendizagem. Dessa forma percebo que eles estão mais confiantes e empolgados, na execução das atividades realizadas na aula”, comentou.
Já para Helania Mara, o projeto tem proporcionado ajustes nos próprios saberes da escola. “Ele está permitindo um olhar para o estudante em sua individualidade, ou seja, está dando oportunidade para que eles consigam vencer as dificuldades no ensino de matemática. Com essa interação e parceria da nossa área de matemática, estamos conseguindo agregar e potencializar o crescimento do aluno com significado”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte