Projeto Baú das Artes é encerrado com sucesso em Aracruz

Publicado em: 23 de outubro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana de Faria
Projeto Baú das Artes é encerrado com sucesso em Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com as empresas Evoluir e Evonik, promoveu nesta última sexta-feira (20), na Emef Bárula Neves dos Santos, em Barrado Sahy, a culminância das ações do Baú das Artes, um projeto que destina recursos pedagógicos para o desenvolvimento de formas de expressão, socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais da criança. Estiveram presentes a secretária Jenilza Spinassé, diretores escolares, professores, além da Formadora Carla Costa do Baú das Artes e da Analista de Projetos da Evoluir, Rosângela Paiva. 

Em 2023, as Emef´s Bárula Neves dosSantos, Coqueiral, Ermelinda Giacomin Farina, Itaparica e Novo Irajá foram as contempladas e serviram como piloto na execução das atividades educativas e lúdicas com as crianças. O material, que foi disponibilizado, acompanhou um sólido projeto pedagógico com um acervo que estimulou o aprendizado com o uso de ferramentas inovadoras e materiais didáticos na criação de jogos, instrumentos musicais e brincadeiras, o que contribuiu para a formação integral de cada aluno.

“Este é um momento de culminância, de celebrarmos o final de nossa jornada formativa do Baú das Artes, que foi utilizado por todos os estudantes. Temos aqui hoje diretores e professores representantes das cinco escolas contempladas, que receberam, junto ao baú, um acervo com 250 livros, além de materiais diversos. Os professores dessas escolas também passaram por uma jornada formativa de três módulos, além de um módulo introdutório, que deu todas as informações sobre o projeto, cujo material de aprendizado é lúdico e transformador. Nossa grande intenção sempre foi aproximar todo corpo escolar com uma educação criativa, crítica e que mobilizasse o conhecimento”, enfatizou aformadora Carla.

A Analista de Projetos da Evoluir, Rosângela Paiva, agradeceu a participação das escolas e destacou os objetivos da editora nas unidades de ensino. “É com muita alegria que estou aqui hoje com vocês neste fechamento das ações do Baú das Artes. Nosso desejo, enquanto empresa de impacto social, é gerar o aprimoramento sustentável de nossos territórios, por meio de produtos e serviços educacionais, culturais e socioambientais. Agradeço a todos os atores envolvidos”, disse.

O momento de culminância ainda contou com uma apresentação cultural com alunos da EEEFM Primo Bitti, que tocaram várias músicas com seus violões, sob a regência de um professor. Em seguida, algumas turmas de alunos foram selecionadas para irem à frente e fazerem a leitura de obras do acervo literário do baú.

“O que estamos presenciando aqui hoje é de suma importância. O Baú das Artes nos trouxe um instrumento fundamental para a vida de cada um de vocês, que é o livro, a leitura. Nós só conseguimos realizaras coisas se tivermos conhecimentos, e o livro é uma ferramenta que incorpora nossos corações à nossa criatividade. Queria muito agradecer esta parceria com a Evonik, que financia o projeto, e a Evoluir, responsável por executar essa beleza e magia do Baú das Artes. Posso afirmar que essas ações fizeram a diferença na vida de cada uma dessas crianças. Muito obrigada, e que possamos continuar com esse trabalho pedagógico”, agradeceu Jenilza.

Compartilhe em suas redes sociais: